Operação apreende material publicitário irregular por poluição visual
Operação de combate à poluição visual realizada na parte baixa da capital apreendeu cerca de 300 faixas, cartazes e publicidades que estavam afixadas de forma irregular. A ação é resultado de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs), Superintendência Municipal de Iluminação Pública (Sima) e a Superintendência Municipal de Limpeza Urbana (Slum).
Os principais objetivos da ação são conscientizar a população e realizar uma limpeza em todas as áreas públicas de Maceió, com a remoção de anúncios publicitários afixados em árvores, postes e no passeio público. Além de desobedecer ao que determina a Lei 3.538/85, essas estruturas publicitárias colocam em risco a população em geral, seja devido ao seu mau estado de conservação, seja pela instalação indevida dos mesmos.
Na segunda-feira (28), foram vistoriados bairros da parte baixa da cidade, como o Centro, Pajuçara, Ponta Verde, Jaraguá e Jatiúca, onde foram apreendidas aproximadamente 130 faixas. Na terça-feira (29), a ação seguiu nos bairros do Poço e Mangabeiras, com pouco mais de 30 apreensões.
Na quarta-feira (30), equipes da Semscs e Sima percorreram as ruas da Jatiúca e Stella Maris, onde removeram quase 300 propagandas entre faixas, cartazes e banners. A operação terá continuidade em junho e a próxima etapa vai abranger bairros da parte alta da cidade, como Farol e Pinheiro.
Para o diretor do Convívio Social, coronel Adilson Bispo, a parceria com outros órgãos oferece benefícios não só para o desenvolvimento do trabalho da Secretaria, como também para a população. “O objetivo principal é beneficiar a população de Maceió, porque com tantas faixas e cartazes a cidade fica desordenada e exposta ao lixo gerado pelo acúmulo desse material. E essa colaboração é necessária para realizar uma limpeza mais ampla”, destacou.
*Com assessoria