Conheça como funciona o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi criado no Brasil em 2004 como política nacional e está presente em 2.538 municípios de todos os estados do País. Atualmente, o SAMU atende mais de 137 milhões de pessoas, o que representa uma cobertura de cerca de 70,9% da população (IBGE 2012).

O socorro começa com a chamada gratuita feita para o número 192, que são recebidas por centrais de regulação e encaminhadas para os mais de 180 pontos de atendimento em todo o país. Porém, muitas dessas ligações são trotes.

Para esclarecer melhor à população sobre os atendimentos às vítimas de arma de fogo e arma branca ou em locais de difícil acesso, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) informa que, de acordo com a Portaria 2048 do Ministério da Saúde (MS), é praxe os “Profissionais responsáveis pela Segurança: (…) atuar na identificação de situações de risco, exercendo a proteção das vítimas e dos profissionais envolvidos no atendimento”.

Assim, é pactuado que os profissionais do Samu só poderão fazer o devido atendimento com a presença de policiais militares, para resguardar a integridade física das vitimas (muitas vezes o agressor quer agredir mais ainda a vítima) e também a dos profissionais do Samu que estarão no local para fazer o devido atendimento de urgência e emergência.

Também esclarece que os casos de atendimentos psiquiátricos (transtornos mentais, surtos psicóticos) além de pessoas que fazem uso de drogas, inclusive álcool, a equipe do Samu só poderá atender, também, com a presença da Policia Militar.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DO SAMU ALAGOAS.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *