Presos envolvidos em ameaça ao secretário de Segurança de AL serão transferidos para presídios federais
O Departamento Penitenciário Nacional (Dapen) autorizou a transferência de 13 presos que cumprem pena no Complexo Penitenciário de Alagoas para presídios federais. A informação foi repassada pelo secretário de Ressocialização e Inclusão Social, coronel Marcos Sérgio.
O remanejamento ocorre após a descoberta de um plano para matar o secretário de Segurança Pública do Estado. Os nomes dos presos não foram divulgados pela Seris.
De acordo com o coronel Marcos Sérgio, o Dapen já escolheu os presídios para onde os presos serão levados.
“Nós não podemos falar para onde eles vão por questão de segurança. O que posso dizer é que já foi autorizado e que o pedido está com o juiz de execuções penais dos presídios, que faz a liberação. São trâmites burocráticos. A transferência depende de logística e deve ocorrer nos próximos dias”, afirma.
O coronel disse ainda que uma equipe do órgão foi a Brasília, na quinta-feira (5), e conseguiu a transferência dos presos.
“Levamos o argumento e as provas que dispomos da gravidade da situação envolvendo estes reeducandos de Alagoas. Eles precisam deixar o estado o quanto antes para evitarmos a investida que eles estavam em planejamento”, diz.
Os presos podem ser transferidos para as quatro penitenciárias federais do país. “Eles devem ficar divididos nos presídios de Mossoró (RN), Catanduvas (PR), Porto Velho (RR) e Campo Grande (MS)”, ressalta.