Lição de vida: Lourdes Monteiro completa 92 anos
A professora aposentada e filantropa de Palmeira dos Índios, Lourdes Monteiro, completa 92 anos, nesta sexta-feira (6).
Ela tornou-se uma das figuras que marcaram seu nome na história de Palmeira dos índios. Nasceu em família simples na Serra dos Macacos da “Princesa do Sertão”. Apesar de começar tarde nos estudos, dedicou sua vida à educação, em especial ao tempo em que se dedicou ao Colégio Diocesano Sagrada Família, que ajudou a fundar.
No entanto, sua vida ficou marcada pelo trabalho desenvolvido junto a crianças carentes na instituição que criou, a Fundação de Amparo ao Menor (Fundanor).
Sua vida foi viver para ajudar o próximo. Sua vida foi a Fundanor.
Tirou menores abandonados das ladeiras, calçadas e becos para lhes dar educação e oportunidade de viver e aprender a ser gente. Muitos moleques se transformaram em homens produtivos e trabalhadores. Praticamente sozinha, realizou uma obra social que gestores municipais são incapazes fazer. Lourdes Monteiro – na Fundanor.
Ela orgulha-se ao afirmar que muitos dos meninos assistidos pela Fundanor, antes com poucas perspectivas, hoje são profissionais bem sucedidos. No entanto, afastada da fundação há alguns anos por decisão própria, como frisou, guarda algumas mágoas. “Disseram que eu roubei dinheiro, depois que estava velha e nisso fiquei até completar 80 anos, sendo 27 anos à frente da fundação. Não me arrependi de sair. Hoje está tudo diferente lá, pelo que sei”, desabafou.
Lourdes ficou conhecida nacionalmente, através do programa da TV GLOBO “Gente Que Faz”.
No auge de seus 92 anos de idade, altiva, simpática e dona das palavras, dona Lourdes Monteiro, tem o sentimento de dever cumprido e de gratidão, deixa como mensagem e lição “procurar fazer o bem, sem olhar a quem”.
O mundo precisa de mais pessoas como Lourdes Monteiro.
Parabéns Lourdes Monteiro!