Nem da Rocinha cita Renan Calheiros como “elite” da política brasileira

Nem após ser preso no Rio de Janeiro, em 2011 / Foto: Reuters

Em entrevista veiculada no Jornal El País, o traficante, Nem da Rocinha,  citou o político alagoano Renan Calheiros, como “elite política”.

Na entrevista com o jornalista Gil Alessi, Nem citou o nome de Renan Calheiros. Apesar de preso há mais de seis anos, Nem acompanha a crise política na qual o país mergulhou. “Confesso que em 2013, quando começaram aqueles protestos por transporte mais barato, serviços de qualidade, eu fiquei otimista”, diz Nem. “Eu tinha vontade de estar na rua também, sabe? Marchando com toda aquela gente”. Mas a empolgação do ex-traficante agora deu lugar a um pessimismo com relação ao cenário político. “É triste ver que todos esses caras serão reeleitos. Aquilo tudo foi por nada. Essas elites da política que se perpetuam no poder… Rodrigo Maia, Renan Calheiros, todo esse pessoal vai continuar no poder”, diz.

Ao falar sobre a situação do Rio, Nem fica em silêncio por um momento. Em seguida, dispara: “Você acha que os políticos não sabem como resolver o problema da violência?”. Em instantes responde à própria pergunta. “O problema é que eles sabem que não serão reeleitos se fizerem isso. Sabem que isso exige um investimento em educação e políticas sociais que não têm retorno na urna, no curto prazo, mas que é algo para o médio prazo, para daqui a dez ou 15 anos. A preocupação maior é o mandato, não é resolver nada”, desabafa.

O traficante, que cumpre pena na Penitenciária de Segurança Máxima de Porto Velho, foi condenado a 96 anos de prisão pelos crimes de formação de quadrilha, tráfico de drogas e lavagem de dinheiro.

Sobre a intervenção federal no Rio, Nem afirma que “não vai dar em nada”. Ele destaca também que os políticos sabem como resolver o problema da violência, mas diz que ao fazer isso eles “sabem que não serão reeleitos”.

 

Redação com El País

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *