Olho Vivo: Empresas de suposto laranja dos “Renan’s” fatura mais de R$ 60 milhões no Governo do Estado
O Governador de Alagoas, Renan Filho deve ser investigado pelo Ministério Público Estadual (MPE) por favorecimento a aliados em licitações milionárias no Governo do Estado.
Segundo o blog “Na Contramão”, que recentemente denunciou o favorecimento a uma empresa de eventos que é de propriedade do produtor de eventos, Raul Peixoto, foi descoberto que em sua campanha para Governador em 2014 o empresário cedeu equipamentos de som e estruturas para eventos. Vale salientar que o favorecimento a aliados em licitações não para no setor de eventos.
Renan Filho é apontado por favorecer um familiar que já foi investigado por supostamente ser laranja de seu pai. Trata-se de Tito Uchôa, primo do senador Renan Calheiros, apontado em 2007 como um dos laranjas na negociação de duas fazendas e emissoras de rádio em Alagoas, pertencentes a família.
O Senador Renan ainda é suspeito de ajudar empreiteira de Tito Uchôa a faturar mais de 70 milhões em construções do Minha casa, Minha vida em Alagoas. A Construtora Uchôa, do irmão de Tito Uchôa, é apontado como laranja do peemedebista.
Tito também já foi acusado pelo Ministério Público Federal de improbidade administrativa e de favorecer a construtora do irmão com contratos públicos na época em que chefiou a Delegacia Regional do Trabalho (DRT).
Empresário versátil, Tito Uchôa e familiares também são proprietários ou sócios de uma agência de viagens (Costa dos Milagres Empreendimentos Turísticos), duas empresas de locação de carros (Costa Dourada Veículos LTDA e Zetta Frotas), uma construtora (Uchôa Construções) e uma empresa de água mineral (Costa Dourada Mineração). O empresário poderia ser apontado como um empresário bem sucedido, porém, todas as suas empresas ganharam licitações no Governo do Estado.
Redação com Blog Na Contramão