Delegado Bergson Toledo pode concorrer à prefeitura de Igaci em 2020
Engana-se quem pensa que ainda não foram iniciadas as articulações para o pleito que ocorrerá em 2020, aliada a eleição que acontece esse ano. Já se percebe que assim como em todo o estado, em Igaci, as eleições deste ano vão ser uma preliminar, um aperitivo da que vai ocorrer daqui há dois anos, quando será eleito o prefeito, vice-prefeito e vereadores.
Ao que parece, os nomes para concorrer ao cargo de prefeito por Igaci já começam a despontar no cenário político. Talvez o mistério sobre o nome do sucessor de Oliveiro Torres tenha terminado.
O nome do delegado aposentado da Polícia Federal, Bergson Toledo, está sendo apontado como possível sucessor de Oliveiro. De acordo com informações, há uma grande especulação em torno do nome de Bergson para concorrer ao cargo, sendo inclusive, apoiado pelo atual prefeito. No entanto, Toledo não manifestou até o momento a intenção de concorrer, porém, vem se fazendo cada vez mais presente em eventos na cidade, sempre acompanhado do prefeito Oliveiro Torres e sua comitiva.
Tem muita gente querendo a prefeitura de Igaci. Tem quem já esteve e quer voltar, tem quem almeja chegar ao poder pela primeira vez.
Caso confirme sua candidatura, o efeito pode ser fomentador, já que Toledo faz parte dos quadros da Polícia Federal, e sairá na vantagem devido ao descrédito pelo qual passa a classe política atual. A Polícia Federal é o órgão de maior credibilidade no país por prender magnatas por corrupção. Qualificação perfeita para Bergson, que vem ganhando visibilidade no município e promete angariar adeptos, devido o prestígio que o delegado e a instituição da qual faz parte têm.
Ele já vem mostrando seu potencial como delegado da Polícia Federal desde 1982. Trabalhou em Pernambuco, Amazonas, Ceará e Brasília, na sede da Polícia Federal. Superintendente regional em Alagoas por duas oportunidades, participou como diretor da Divisão de Polícia Marítima, Aeroportuária e de Fronteiras (DPMAF), foi adido policial junto à Embaixada do Brasil no Paraguai. Como superintendente regional coordenou a operação “Gangue Fardada”, que foi desbaratada em julho de 1997. Toledo comandou a Polícia Federal de Alagoas – no passado – em operações polêmicas como as investigações da morte da deputada federal Ceci Cunha.
Sendo de uma família tradicional na política, Bergson Toledo é filho do ex-prefeito, Benedito de Almeida Silva e de D. Salvelina Toledo Silva. Benedito Almeida como era mais conhecido, governou Igaci durante 12 anos, entre os anos de 1966 a 1970; entre 1973 a 1977; e entre 1993 a 1996.
Para os que imaginavam que os “Almeida” estariam apenas nos bastidores da política de Igaci, tal notícia comprova que a política ainda está muito forte na família.