Argentina confirma 2 casos de febre amarela importados do Brasil
Uma mulher de 45 anos e um jovem de 28 anos, ambos moradores de Buenos Aires, são os primeiros portadores confirmados de febre amarela na Argentina. Os dois contraíram a doença no Brasil, na cidade de Ilha Grande, no Rio de Janeiro.
A mulher, que esteve no Brasil entre 29 de janeiro e 10 de fevereiro, teve seu diagnóstico confirmado nesta sexta-feira (23), segundo o Ministério da Saúde argentino.
No dia 19 deste mês o Ministério tinha anunciado que a mesma doença fora confirmada no caso do jovem, que esteve em Ilha Grande no começo de fevereiro. No dia 12 ele passou a sentir dor de cabeça e dores musculares generalizadas e teve febre alta.
Ao voltar a Buenos Aires, no dia 15, foi submetido a um teste de dengue. Com o resultado negativo, o rapaz foi internado e outros exames foram realizados, até que se chegou ao diagnóstico de febre amarela.
As identidades dos dois pacientes não foram divulgadas, mas o Ministério informou que nenhum deles havia tomado a vacina contra a doença antes de embarcar para o Brasil.
As autoridades argentinas não descartam o surgimento de novos casos importados do país vizinho.