Carpil finaliza intercâmbio trazendo novas experiências do Sul do país

A caravana liderada pela Cooperativa Agropecuária Regional de Palmeira dos Índios-CARPIL- composta por 108 integrantes dos estados de Alagoas, Bahia, Sergipe, Paraíba e Pernambuco, encerrou sua participação no Show Rural Coopavel 2018, em Cascavel no Paraná, na última quinta-feira (08).

De acordo com o presidente da Carpil, Luciano Monteiro da Silva, as etapas anteriores do projeto já deram resultados importantes para agricultura familiar de Alagoas e do Nordeste. “Após o Show Rural  esses participantes passam a gerir a propriedade de uma forma mais produtiva. Por exemplo, a retirada de leite aumentou cerca de 50% depois que a ordenha passou a ser feita duas vezes ao dia (antes era uma só). O aproveitamento da parte aérea da mandioca, que antes ia para o lixo, hoje é utilizado para alimentar animais”, comenta.

O presidente da Coopavel, Dilvo Grolli reafirmou que a intercooperação com a Carpil continua firme e forte, e espera que a cooperativa de Palmeira dos Índios, se consolide como a Coopavel do Nordeste. “Quem disse que o Nordeste não tem potencial está mentindo. Acredito no Nordeste, nesse povo guerreiro e continuaremos ajudando nossos irmãos nordestinos através da Carpil, para quem a Coopavel presta assistência técnica”.

Circuito das Frutas

Após participação no Show Rural, mulheres e jovens agricultores assistidos pela CARPIL-, visitaram o Circuito das Frutas em Louveira (SP) nos dias 09 e 10 de fevereiro, sendo recebidos na Câmara de Vereadores da cidade pelo presidente, Marquinhos do Leite, alagoano de Poço das Trincheiras.

Durante o momento a parceria foi fechada para transferência tecnológica entre o circuito das Frutas Paulista e a Rota da Fruticultura Alagoana. Na oportunidade, a comitiva recebeu homenagem na câmara de Louveira/SP do presidente da câmara, Marquinhos do Leite e do Dr. Roberto Omozzolo, Coordenador da Festa da Uva e do Circuito das Frutas Paulista.

Este slideshow necessita de JavaScript.

A caravana participou também da Festa da Uva em Vinhedo. Lá, foram recebidos pela vice-prefeita, Claudineia Vendemiatti Serafim que mostrou os diversos tipos de produção de doces, geléias e vinhos produzidos a partir da uva e realizou um tour pelo evento acompanhando a comitiva.

Este slideshow necessita de JavaScript.

A comitiva visitou no sábado (10), a vinícola Micheletto no Sítio Santa Rita em Louveira.  Os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer desde a produção da uva até a elaboração dos diferentes vinhos que foram degustados numa paisagem exuberante. Além disso, eles puderam degustar os sucos de uva integrais e muitos outros produtos artesanais do Circuito das Frutas.

Este slideshow necessita de JavaScript.

O objetivo foi conhecer experiências na atividade de fruticultura e turismo rural, conhecer a história do Circuito e sua importância hoje na vida dos produtores e na economia do interior de São Paulo. A ideia é filtrar o que é possível ser aplicado  com vista no desenvolvimento destas atividades em Alagoas e no Nordeste.

O Circuito das Frutas é um polo formado pelas cidades de Atibaia, Indaiatuba, Itatiba, Itupeva, Jarinu, Jundiaí, Louveira, Morungaba, Valinhos e Vinhedo, localizado no Sudeste do Estado de São Paulo. Tem por atrativo turístico as frutas de época, a gastronomia, as tradições culturais e a interação com o meio rural.

O intercâmbio que já entrou para a “Rota do Conhecimento”promete colher bons frutos e levar experiências para ser disseminadas  para que jovens e mulheres, permaneçam e se estabeleçam no campo, respectivamente, com qualidade de vida.

Encontro do Filho Ausente

Antes de retornar ao seu destino final, Palmeira dos Índios, a caravana da Carpil passou por São Paulo, para cumprir agenda. A Carpil tem um programa denominado “Encontro dos Filhos Ausentes”. “Esse é o momento mais emocionante da viagem, é aí que pais que não viam os filhos há anos, se reencontram. Esse ano, o encontro aconteceu no mercado público de São Paulo. É muito gratificante poder proporcionar esse momento à esse povo sofrido”, disse Luciano.

Além do encontro, a visita ao mercado público serve de modelo para os intercambiastes para entender as exigências de mercado e até que preços as frutas produzidas na região Nordeste podem alcançar. Além de logísticas, pós colheitas, embalagens, qualidade, escala e o compromisso.

Em seguida, a caravana realizou visita à Basílica de Nossa Senhora Aparecida (SP) para o momento de agradecimento, devoção e fé, antes de seu retorno à Palmeira dos Índios, que chegou nesta segunda-feira (12).

Este slideshow necessita de JavaScript.

Parceria

Em parceria com a Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead) e com o apoio da Cooperativa Agroindustrial de Cascavel (Coopavel), a Carpil realiza o intercâmbio tecnológico e sociocultural com agricultores familiares composto por jovens e mulheres de Alagoas, Paraíba, Bahia, Sergipe e Pernambuco.

São 13 dias de viagem e a estimativa é percorrer 8.400 quilômetros entre os estados de Alagoas, Bahia, Distrito Federal, Paraná e São Paulo. Os participantes foram selecionados e compõem a comitiva que conta ainda com parceiros e técnicos e dirigentes cooperados da Carpil.

A cooperativa alagoana atua desde 1979 e está presente em 37 municípios. Conta atualmente com 2.642 agricultores familiares quilombolas, mulheres, jovens, povos e comunidades tradicionais cooperados. A Associação dos Pequenos Produtores Rurais do Saúde de Baixo é uma das 473 associações beneficiárias da Carpil.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *