Caravana liderada pela Carpil participa da abertura do 30º Show Rural em Cascavel (PR)

A caravana liderada pela Cooperativa Agropecuária Regional de Palmeira dos Índios- CARPIL-,  viajou mais de 4 mil km com destino final em Cascavel no Oeste do Paraná para participar do Show Rural Coopavel.

Eles participaram da missa de abertura do Show Rural Coopavel celebrada pelo Arcebispo Dom Mauro e pelo Arcebispo Emérito de Cascavel Dom Lúcio Baumgaertner no Parque Tecnológico Coopavel nesta manhã.

A delegação foi recepcionada por técnicos da empresa e pelo presidente da Coopavel, Dilvo Grolli, além do ex-prefeito de Cascavel, Edgar Bueno, atualmente Secretário Estadual de Programa Estratégicos do Governo do Paraná, representando o Governador Beto Richa e dando as boas vidas a caravana liderada pela Carpil.

Este slideshow necessita de JavaScript.

O domingo é reservado para as famílias e convidados para que visitem o parque e conheçam os fundamentos de um evento focado no planejamento, na organização, na união, no trabalho e em resultados para um setor fundamental à economia do Brasil. Receber a Carpil há 21 anos e numa data comemorativa em que o Show Rural completa 30 anos é uma honra, afirma o diretor-presidente da Coopavel e do Show Rural Coopavel, Dilvo Grolli.

O intercâmbio entre a cooperativa Carpil, de Alagoas, e a Cooperativa Coopavel, no Paraná, acontece há 21 anos.  O grupo é composto por 108 integrantes, entre eles agricultores e agricultoras familiares, jovens e técnicos. São estudantes e profissionais que trabalham com o Programa Nacional do Crédito Fundiário (PNCF) no estado de Alagoas, Pernambuco, Bahia e Sergipe.

Esta semana, os intercambistas participam do Show Rural Coopavel, em Cascavel, no Paraná e fazem outras visitas a propriedades e instituições do meio rural.

VISITAS TÉCNICAS

Antes de chegar ao destino em Cascavel, a caravana de Alagoas cumpriu em seu roteiro de viagem duas paradas. A primeira aconteceu na cidade de Barreiras, Bahia, para conhecer o perímetro irrigado com plantios de frutas, desenvolvidos e implantados pela Codevasf.

Já a segunda ocorreu no Distrito Federal, para palestra no auditório da Emater e conhecer os métodos de trabalho no Ceasa/DF.

Este slideshow necessita de JavaScript.

A comitiva também teve no Ministério do Desenvolvimento no auditório do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), com a Subsecretária da SRA, Raquel Santori, e coordenadores de Formação e de Políticas para Mulheres Rurais, Juventude, Povos e Comunidades Tradicionais da Sead.

Santori destacou a importância de levar o intercâmbio para o público beneficiário do crédito fundiário e para os jovens. “Estamos qualificando para que eles conheçam novas experiências de inovações tecnológicas para implantar nas ações que desenvolvem na comunidade do crédito fundiário nesses estados”.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Para Luciano Monteiro, presidente da Carpil, ver as técnicas sendo aplicadas é fundamental, “As pessoas não acreditam mais em conversas, eles querem ver. O intercâmbio tecnológico faz com que eles vivenciem a realidade e dentro de sua cultura, de sua capacidade econômica, se adequem com a sua realidade.”

Há mais de 10 anos, a Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead), por meio da Subsecretaria de Reordenamento Agrário (SRA), apoia o intercâmbio tecnológico, visando a transferência de novas tecnologias e práticas inovadoras de manejo de unidades de produção.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *