Carpil representa Alagoas no 30° Show Rural Coopavel no Paraná

Por Grazianne Duarte

O Presidente da Cooperativa Agropecuária Regional de Palmeira dos Índios-CARPIL-, Luciano Monteiro, levará uma delegação, para participar da 30° Edição do Show Rural Coopavel, em Cascavel no Oeste do Paraná, que acontece de 5 a 9 de fevereiro. A delegação composta por cem pessoas embarca de Palmeira dos Índios rumo ao Show Rural, dia 30 de janeiro.

O blog Carpil no Show Rural no Estadão Alagoas, já foi lançado. E você poderá acompanhar as visitas dos intercambiastes e novidades sobre o evento tecnológico em tempo real, a partir do dia 01 de fevereiro. Só aqui!

Caravana da Carpil embarca rumo ao Show Rural, dia 30 de janeiro.

Os participantes passam 8 dias na estrada e viajam rumo a Cascavel para participarem do Show Rural. Durante a viagem, eles passam pelos estados da Bahia e São Paulo, pelo Distrito Federal, além do Paraná, destino final. Além dos selecionados, 28 parceiros e técnicos e dirigentes cooperados da Carpil também integram a comitiva.

Os intercambiastes todos  os anos, visitam entidades, cooperativas e assentamentos que desenvolvem projetos inovadores na agricultura familiar, incluindo Empresas de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emateres), previamente selecionados. Também conhecem produções orgânicas que poderão servir de modelos para o desenvolvimento sustentável de suas propriedades. As visitas são divididas por grupos, como núcleo econômico, agroecologia, leite, artesanato, fruta e hortaliça.

O trabalho de Luciano Monteiro à frente da Carpil tornou a cooperativa uma das mais atuantes do país. A cooperativa atua  em 37 cidades de Alagoas, desenvolvendo a política da agricultura familiar em Palmeira dos Índios, Alagoas e também no Nordeste, com credibilidade para atuar em todo o Brasil.

A Carpil integra a Organização das Cooperativas do Brasil (OCB) e é a única em Alagoas e uma das poucas do Nordeste que integra a Aliança Cooperativa Internacional (ACI).

Criada em 1979, a Cooperativa Agropecuária Regional de Palmeira dos Índios (Carpil) é a mais antiga nesse modelo de agricultura no estado de Alagoas.

Intercooperação

Luciano Monteiro afirma que desde 2010, a Carpil tem o maior e melhor programa do país em recuperação de nascentes.

A Cooperativa palmeirense mantém uma intercooperação com a Coopavel que completa 21 anos em 2018, conseguindo com esta parceria uma revolução na produtividade na região Nordeste para conhecer a maior feira tecnológica do país.

A parceria vem rendendo bons frutos, técnicos e tecnológicos para os agricultores familiares cooperados. A Cooperativa Agroindustrial de Cascavel (Coopavel), instalada em Cascavel (PR) é uma das maiores do Brasil, apoia e incentiva as iniciativas da coirmã alagoana.

Entre os programas trazidos do Sul do país e desenvolvidos pela Carpil nos últimos anos, está o de recuperação de nascentes. “Desde 2010, temos o maior e melhor programa do país. Palmeira dos Índios tem mais de duzentas nascentes e a cooperativa já conseguiu, com suas 22 equipes de profissionais salvadores de nascentes, já conseguiu recuperar 216 em Alagoas. Só nós, temos seis prêmios nacionais e ninguém tira essa quantidade de premiações de nós”, explica Luciano Monteiro, que destacou também que, “a Carpil foi a responsável pela chegada da primeira máquina plantadeira de mandioca do Nordeste, graças a uma visita de um ex-prefeito do município de São Sebastião à Coopavel”.

A partir do intercâmbio os agricultores familiares passaram a investir também na plantação do sorgo, antes algo inimaginável em Alagoas. “Os primeiros 20 pacotes de 20 kg de sorgo quem trouxe para o estado fomos nós direto do Paraná”, lembrou.

Show Rural Coopavel

É um evento que tem como principal objetivo a difusão de tecnologias voltadas para o aumento de produtividade de pequenas, médias e grandes propriedades rurais.

Em menos de duas décadas, a produtividade das principais culturas da região, soja, milho, feijão e leite evoluíram mais de 100% da média regional.

A exemplo da soja que rendia cerca de 1.800 quilos por hectare, rende hoje 3.400 quilos, essa média já está sendo projetada para 4.600 quilos por hectare segundo dados técnicos do órgão. A produtividade do milho que era de 3.800 quilos por hectare atinge hoje a média de 9.000 quilos por hectare, mas com potencial para atingir a 12.000 quilos por hectare conforme os inúmeros experimentos apresentados no próprio evento.

O Show Rural Coopavel é anual, e acontece em uma área de 72 hectares especialmente planejados para oferecer conforto e praticidade aos visitantes, sendo assim, uma vitrine tecnológica que facilita o acesso de produtores rurais a equipamentos e técnicas que auxiliam a produzir mais e melhor, mesmo com severas adversidades climáticas, uma nova constante imposta pelo aquecimento global.

O evento tecnológico é referência mundial, é nele que as principais empresas mundiais de pesquisa e de equipamentos lançam novos produtos e tecnologias, antecipando com exclusividade as tendências para o agronegócio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *