Tempestade tropical deixa centenas de mortos e feridos nas Filipinas
Pelo menos 133 pessoas morreram nas Filipinas devido à tempestade tropical Tembin que atingiu o sul do país nesta sexta-feira, 22, principalmente a ilha de Mindanao, segundo um novo balanço divulgado pelas autoridades neste sábado, 23.
A tormenta provocou inundações e desmoronamento de terra que destruíram povoados, como em Tubod. Trinta e seis corpos foram encontrados no rio Salog e várias vítimas na península de Zamboanga. Segundos as autoridades, muitos morreram em regiãoes que “já não existem” depois da subida de um rio.
“Enviamos resgatistas, mas estão fazendo poucos progressos devido às rochas”, explicou Pacasum. O agente disse que outras oito pessoas morreram nas inundações na província de Lanao do Sul. As autoridades informaram que há quatro desaparecidos e estimam que 12 mil tiveram de se deslocar.
Filipinas sofre a cada ano o desafio de mais de 20 tempestades de grande intensidade, muitas delas mortais, mas a ilha de Mindanao – onde vivem 20 milhões de pessoas – geralmente é protegida desses fenômenos naturais.
Depois de arrasar Mindanao nesta sexta-feira, Tembin seguiu para o oeste pelo mar de Sulu com ventos de 95km/h. Segundo as previsões da agência estatal meteorológica, a tormenta chegará à costa da ilha de Palawan na tarde deste sábado.