Escritor de Maribondo é classificado em concurso da Editora Vivara
O maribondense André José dos Santos Silva, mais conhecido como “André Floriano”, foi classificado para participar do Concurso Nacional Novos Poetas – Poetize 2018, realizado pela Editora Vivara.
O jovem que reside em Maribondo, iniciou sua carreira literária incentivado pelos professores de língua portuguesa, Graça Tenório e Edileide Canabarro, quando ainda cursava o ensino médio. Ele se diz também, um eterno aprendiz da escritora e poetisa Sebastiana Fernandes. “Não viso ver meu nome sendo vangloriado, afinal não é esse meu propósito. Pretendo despertar o sabor do mundo imaginário nos olhos daqueles que ainda não mergulharam na leitura e, consequentemente, abrir a mente do leitor ao senso crítico”, enfatiza André Floriano.
A Editora Vivara realiza anualmente o Concurso Nacional Novos Poetas – Poetize 2018. Neste, cerca de 2.320 se inscreveram, sendo que apenas 250 foram classificados para ter suas poesias. O poema enviado pelo alagoano foi: O Tempo, Destino e a Sentença. (Abaixo)
“O tempo, o destino e a sentença
Faz-se de tudo para mudar. Pede que o ano passe logo
Que os dias, semanas e meses voem de imediato.
Esquece que na verdade o necessário não deve começar assim.
Como se tudo não tivesse um fim. Joga suas raízes no lixo
Faz da vida um nada Luta todos os dias
Vive sem saber o porquê Cuja própria originalidade persiste em não saber.
O tempo é sábio […] A resposta apesar de ser exata Não quer saber do que ocorrer.
Porque o tempo pode até curar ou tornar-se uma cicatriz. Assim como uma lição que há de vir. Sabe-se que o destino pune. Não que seja injusto. Este é o livro aberto da vida.
O qual tem como título o nascimento. O decorrer do tempo há de prescrever os capítulos Se será sucedido só depende de um alguém Não de ninguém, nem do tempo. O incrível é a sentença da vida Existe o advogado que é o “velho sábio”
O promotor é o destino que contesta
A tese é o título desse livro aberto.
O passado, tempo, presente […] Na verdade, são atos, ações e atitudes.
Também são leis que o juiz há de utilizar
Planta-se. Colhe-se.
Oh, fruto!
A sentença não é um fardo. Ah, é muito mais! É o reflexo do que se fez Talvez também do que se faz”.
A editora Vivara é renomada em todo Brasil, e a premiação para os participantes é que todas as poesias classificadas vão ser lançadas no livro, Antologia Poética – Poetize 2018, dando assim uma chance para novos poetas e jovens escritores. “A partir de agora vou lutar para realizar o 1° Concurso de Prosa e Poesia – José Jurandir, em Maribondo, município carente de jovens escritores”, finalizou Floriano.