Saiba quem foram os homenageados do Prêmio Empreendedor Noé Simplício
Elizabeth Carvalho Nascimento
Em diferentes partes do mundo as mulheres chegaram ao poder. A primeira homenageada da 1ª edição do Prêmio Empreendedor Noé Simplício trata-se da única mulher a assumir o Governo do Estado de Alagoas. O feito aconteceu em 2010, na gestão do então governador Teotonio Vilela Filho.
Nascida em Delmiro Gouveia, pleno Sertão alagoano, Elizabeth Carvalho é formada em Direito pela Universidade Federal de Alagoas. De 1977 a 1982 foi a primeira Promotora de Justiça na Comarca de Palmeira dos Índios.
Nos anos de 1990, foi a primeira juíza a ser convocada para o Tribunal de Justiça do Estado de Alagoas e tamém a 1ª designada para compor o Egrégio Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas.
Elizabeth Carvalho Nascimento foi a primeira mulher a tornar-se Desembargadora em Alagoas em 2002. Lá ocupou o mais alto cargo do Tribunal, como Presidente, no biênio 2009/2010.
A desembargadora Elizabeth Carvalho Nascimento é prova do que o empoderamento feminino
José Luciano Barbosa da Silva
O engenheiro civil José Luciano Barbosa da Silva, é natural de Palmeira dos Índios.
Antes de ingressar de vez na vida política, fez mestrado em Economia pela Universidade Columbia, nos Estados Unidos, foi secretário de Educação da Prefeitura de Arapiraca durante o governo Severino Leão (1993/1996), secretário de Finanças e de Saúde do mesmo município, na administração da prefeita Célia Rocha (1997/2004), secretário estadual dos Transportes e Obras e de Administração do governo de Divaldo Suruagy (1995/97) em Alagoas, e secretário de Planejamento e Orçamento do Ministério da Justiça na gestão do senador Renan Calheiros, em 1999.
Foi ministro da Integração Nacional entre 2002 e 2003. Por dois mandatos, 2005 e 2009, foi prefeito de Arapiraca.
Desde janeiro de 2015, é vice-governador e também secretário de Estado da Educação.
Claudia Elizabeth Souza Simões
Psicóloga, radialista e apresentadora de TV, Claudia Elizabeth Souza Simões, assumiu há pouco mais de um ano, o cargo de secretária de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos.
Claudia Simões foi a principal responsável pela criação do projeto Mulheres Empreendedoras, que visou e alcançou a ampliação das oportunidades de renda e emprego para mulheres em situação de vulnerabilidade social e pela consequente quebra do ciclo de violência de gênero, em muitas situações, causado pela dependência financeira.
João Rodrigues Sampaio Filho.
Criado em 1973, o Cesmac oferta mais de 20 cursos de graduação, na capital e também no interior alagoano e outros tantos de pós-graduação.
Um dos maiores responsáveis elo crescimento do Centro Universitário Cesmac é o atual reitor da instituição, João Rodrigues Sampaio Filho, que atuou diretamente para a implantação do curso de Direito em Palmeira dos Índios, um dos seus maiores feitos que já beneficiou e formou centenas de novos advogados com atuações nos mais variados segmentos da profissão.
Klécio José dos Santos
Klécio José dos Santos é membro da Academia Alagoana de Cultura desde 2007. Natural de Viçosa, é presidente da Cooperativa Pindorama, cujo trabalho é conhecido fora do Brasil.
Há 20 anos é presidente da Presidente da Associação dos Avicultores e Suinocultores de Alagoas (Avisal), foi vice-presidente da OCB – Organização das Cooperativas Brasileiras – de 1992 a 1994.
É também palestrante em todo o Brasil. Convidamos o presente da Cooperativa Pindorama, Klécio José dos Santos, para receber seu troféu.
Marcos José Abreu Caetano
Marcos José Abreu Caetano é empresário no ramo imobiliário, atuante em Alagoas e Pernambuco. Natural de Palmeira dos Índios, bacharel em Direito e Teologia.
Foi conciliador do Juizado Especial de Palmeira dos Índios. Atualmente atua também como perito judicial e é delegado do CRECI Palmeira dos Índios.
Pelo destaque em suas áreas de atuação, Marcos Caetano recebeu 1º Prêmio Empreendedor Noé Simplício.
Cléa Carvalho
Natural de Palmeira dos Índios, Cléa Carvalho é graduada em Letras Português/Inglês pela Universidade Estadual de Alagoas/Uneal, desde 2001.
Consultora Empresarial, especialista em Gestão Estratégica para o Desenvolvimento e em Encadeamentos Produtivos.
Atividades Profissionais: Coordenadora do Programa Empreender em Alagoas pela, Federação das Associações Comerciais do Estado de Alagoas (Federalagoas), Gestora do PROCOMPI Gráficas pela Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (FIEA), Consultora de Planejamento Estratégico, Desenvolvimento Territorial e setorial do Sebrae/AL e Secretária de Desenvolvimento Econômico do Município de Palmeira dos Índios.
Anamália Barros Lessa
De família tradicional e com serviços prestados ao desenvolvimento de Palmeira dos Índios, contribui ao lado seu esposo, o médico Sebastião Lessa, a empresária Anamália Barros Lessa, comanda o posto e a antiga pousada Imperial das Palmeiras, empreendimento que, graças ao esforço dela e seus colaboradores, foi elevada à categoria de hotel. Tal mudança contribuirá ainda mais para o desenvolvimento do turismo em Palmeira dos Índios.
Gilton Pereira
Gil Serralharia iniciou suas atividades em 1986 numa pequena loja situada no bairro São Cristóvão. Aos poucos, Gilton Perreira foi se tornando um dos maiores empreendedores do comércio palmeirense.
Atualmente é presidente do Sindicato dos Lojistas de Palmeira dos Índios (Sindlojas) e da Federação do Comércio de Palmeira dos Índios (Fecomércio).
Durante a gestão do homenageado, o Sindlojas de Palmeira dos Índios tem prestado inúmeros serviços ao comércio local, a negociação e acompanhamento da convenção coletiva de trabalho, o calendário de funcionamento do comércio, as missões empresariais.
Edneide Cotrim
Filha do renomado e também homenageado, Emanoel Moraes,músico conhecido de Palmeira dos Índios, Edineide Cotrim, é esposa do dentista Claudio Cotrim, hoje considerada uma das maiores empresárias do ramo de festas com seu buffet Talher de Prata que realiza eventos em Palmeira dos Índios e região.
Edvaldo Cunha
O empresário Edvaldo Cunha chegou a Palmeira dos Índios no início dos anos 2000 alavancando o comércio local com uma pequena loja de estivas e já atendendo à região no entorno do município.
Hoje, a sua empresa é considerada como uma das mais fortes gerando emprego e renda em Palmeira dos Índios.
Ricardo Simplício Nascimento
Herdando a tendência do seu tio, Noé Simplício, Ricardo Simplício Nascimento é um dos mais bem sucedidos empresários de Palmeira dos Índios.
Presidente da Associação Comercial de Palmeira dos Índios. Ele reabriu um dos maiores investimentos do seu tio, a Noé Simplício Pneus, agora chamada de Ricardo Motores.
Ele também atua, ao lado da sua esposa, Rosangela Nascimento, no ramo de gastronomia com o conceituado Restaurante Sabor da Terra, instalado em Palmeira dos Índios.
José Marques Vieira
Pouca gente em Palmeira dos Índios conhece José Marques Vieira, mas quando chamado de “Sabugo”, a situação muda.
Ele saiu da sua cidade natal, Bom Conselho, em Pernambuco, para Palmeira dos Índios, para trabalhar como garçom em bares e restaurantes.
Logo após, recebeu a mão da família Leite, por meio de Dona Lenira e Dona Lúcia Soares. Hoje, é um empresário bem sucedido em Palmeira dos Índios, Arapiraca e Santana do Ipanema nos segmentos de fotografia e óticas.
Fabian Fernandes da Silva
O médico Fabian Fernandes da Silva é formado pela Universidade Federal de Alagoas (UFA)L em 1996. Desde 2000 atua na área de cardiologia na Santa Casa de Misericórdia de Maceió. É internista daquele hospital e professor preceptor da Residência Médica em Cardiologia Clínica Médica pelo Ministério da Educação na referida unidade hospitalar. É responsável clínico pelos transplantes de coração da única equipe que realiza transplantes de coração em Alagoas e perito médico da Justiça Federal em Maceió. Construiu sua carreira atuando eminentemente em instituições regidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Considerado pelos seus colegas e pacientes como uma pessoa de fácil acesso, sempre se preocupou com a pessoa humana como um patrimônio a ser preservado como nenhum outro. Sempre com o lema “NADA RESISTE AO TRABALHO”.
Assis Gonçalves
Assis Gonçalves é um grande empreendedor e administrador do Grupo Carlos Lyra. Querido por todos, modelo de liderança e amigo pessoal de Noé Simplício.
HOMENAGENS PÓSTUMAS
Grandes palmeirenses deixaram seu legado para o município, para Alagoas, Brasil e também para o mundo. Mesmo já em outro plano, seus respectivos nomes continuam nas lembranças de todos. Por isso, o Prêmio Empreendedor Noé Simplício também abre espaço para reconhecer a bravura e a competência desses brasileiros que tanto contribuíram para elevar o nome da nossa cidade.
Vera Ítala Leão Rego de Arruda, mais conhecida como Vera Arruda, nasceu em nossa cidade no dia 9 de julho de 1966. Ganhou fama dentro e fora do Brasil como estilista. Em 1986, aos 20 anos, foi eleita Miss Alagoas. Foi casada com João Luiz Araújo, teve uma filha.
Sua vida como artesã iniciou fazendo bijuterias que vendia para as suas amigas. Desde criança, ela própria desenhava suas roupas e as de suas amigas. Vera herdou da avó o hábito de desenhar as próprias roupas e contratar costureiras-modistas para executá-las. Foi artista plástica e vitrinista até que se mudar para São Paulo, em 1997. Em 98 resolveu participar do Phytoervas Fashion Awards, evento seminal que daria origem ao São Paulo Fashion Week, sendo escolhida a melhor estilista do evento. Foi convidada para estudar no Studio Berçot, em Paris. Nos últimos anos, fez figurinos para artistas como Ivete Sangalo, Adriane Galisteu, Astrid Fontenelle, Margareth Menezes e Xuxa, entre outras.
Nos anos 1990 foi a primeira estilista a resgatar o nacionalismo criando um vestido de franjas com a bandeira do Brasil. Entre suas criações, encantaram o Vestido Brasil, feito em linha de seda amarrada à tela de filé com nós de tapeçaria, criado para o desfile Phytoervas Fashion Alwards de 1998. Sua imagem foi usada na abertura do evento Semana Brasileira de Moda em Nova Iorque e foi eleito a melhor peça de moda de 1998. Fez também um trabalho que recebeu destaque especial, o Vestido Gravata (1996), executado com gravatas do pai (Silvio Arruda), do avô (Gastão Leão Rêgo) e do também alagoano Aurélio Buarque de Holanda, além de outras adquiridas em feiras de antiguidade.
Em 2003, já internada em São Paulo, criou 15 pijamas coloridos para serem usado por ela, avisando aos médicos para esterilizá-los, e advertiu: “Não vou me vestir com aquela camisola com bunda de fora, jamais!”
Vera Arruda faleceu jovem e deixou seu nome imortalizado dentro e fora do Brasil. Em Maceió, a estilista deu nome ao corredor cultural localizado no bairro Stella Maris, numa imensa praça. Pelas lutas e conquistas, de Vera Arruda, o Prêmio Empreendedor Noé Simplício concede sua homenagem à estilista palmeirense.
Gileno Costa Sampaio ficou conhecido como o “Cacique do Rádio Alagoano”, como ele sempre gostou de ser tratado. Ele foi o fundador da Rádio Sampaio AM, ao lado do seu pai, Juca Sampaio, ex-deputado estadual e vice governador entre os anos de 1966 e 1970, no governo Lamenha Filho.
Ao lado do irmão, Geraldo Sampaio, ajudou na fundação da TV Alagoas, hoje TV Ponta Verde, ainda no início da década de 1980. Além de atuar na comunicação, Gileno Sampaio também foi prefeito de Palmeira dos Índios, na década de 1990.
Gileno Sampaio faleceu aos 82 anos há pouco mais de um ano no Hospital Regional Santa Rita, em Palmeira dos Índios, vítima de insuficiência cardiorrespiratória. Seu legado continua vivo até hoje, quer seja na política ou na comunicação.
O fotógrafo e advogado José Delfim da Motta Branco é natural de Palmeira dos Índios, nascido no dia 25 de janeiro de 1930. Era filho do casal Salustiano Veríssimo de Souza Branco e de dona Antônia da Mota Branco. Toda a sua infância e parte da adolescência foram vividas na Princesa do Sertão Alagoano.
Ainda garoto, Zé Branco, como era mais conhecido, ficou doente da visão, quase o levando à cegueira. Perdeu 90% dela. Graças a um tratamento, revolucionário para a época, recuperou 70% da visão perdida.
Na capital alagoana, conheceu a jovem Aparecida Gomes, com quem fugiu e casou em dezembro de 1947, em Palmeira dos índios. Para cobrir as despesas de casa, começou a trabalhar como fotógrafo, deixando um grande acervo para a posteridade.
Em 1960, fundou o Teatro Amador de Palmeira dos Índios (TAPI) com alguns amantes da arte dramática e tornou-se o âncora do programa radiofônico “Drama do Cotidiano”, uma espécie de novela do rádio, que contava os fatos do cotidiano da cidade. Isso lhe trouxe um grande problema.
Políticos inconformados mandaram metralhar sua residência. Disse-me ele que sabia quem tinha sido o autor intelectual do atentado, mas a verdade nunca veio à tona.
No final da década de 1950, entrou para a Faculdade de Direito de Alagoas e, posteriormente, para a de Filosofia. Em 1965 foi chamado para lecionar no Colégio Estadual Humberto Mendes e foi aí que ele se realizou profissionalmente. Gostava de ensinar. Aposentou-se em 1989, passando a viver para a advocacia. Faleceu no ano 2000, em sua cidade natal.
Dr. Gastão Leão Rego
O médico Gastão Leão Rego prestou relevantes serviços a Palmeira dos Índios com sua clínica, a Casa de Saúde Doutor Gastão que funcionava no Centro da cidade.
Deixou seu nome marcado por atender duas vezes por semana pacientes de baixa renda gratuitamente.
Faleceu ainda na década de 1970.
Itamar Malta
Itamar Malta foi o responsável, ainda na década de 1950, pela inauguração do Cine Palácio, situado no Centro da cidade. O Cine Palácio tinha acomodações para aproximadamente 800 pessoas e foi inaugurado em 14 de julho de 1956.
A casa de espetáculos foi uma das mais belas edificações do gênero em Alagoas. Um espaço que servia para projeções de películas e também como palco, onde foram realizadas diversas apresentações de artistas famosos na época. Lá também aconteciam festas e programas de auditório.
Naquele 14 de julho, numa época quando a televisão dava seus primeiros passos no Brasil, as pessoas se renderam à magia do cinema, quebrando a monotonia do seu dia a dia para ir assistir ao filme Pacto de Honra.
Emanoel Moraes
Emanoel de Moraes Sarmento nasceu em março de 1936, em Palmeira dos Índios. Filho de Artur Moraes Sarmento e Maria do Carmo Sarmento (in memoriam) casou-se com Marieta Soares Sarmento com quem teve 6 filhos: Edneide, Ednaldo, Hernandes, Edvânia, Edsalma e Evandro, além de netos e bisnetos.
Foi um grande músico e empresário. Ganhou maior notoriedade ao formar a Banda Os Tremendões, a qual por muitos anos animou os carnavais de Santana do Ipanema, Palmeira dos Índios e região, durante as décadas de 1970 e 1980.
Josmário de Araújo Silva
O radialista Josmário de Araújo Silva é o que se pode chamar de palmeirense da gema. Nasceu nas imediações da Praça das Casuarinas. Sua vida na comunicação, seu dom incontestável, começou na Rádio Sampaio, ainda muito jovem na década de 1960. E não parou mais…
É considerado até hoje um dos maiores radialistas da história de Alagoas e do Nordeste. Sua voz, competência e inteligência continuam marcados no rádio alagoano.
HOMENAGEM PARCEIROS
O Portal Estadão Alagoas homenageou parceiros que contribuíram todos os dias pelo sucesso deste empreendimento que completou quatro anos de presença firme e forte na comunicação alagoana.
Josi Souza (Chef de Cozinha), Júlio Uçá (músico), Marcus Assunção e Fafá Rocha (Eventur´s), Luciano Monteiro (Carpil), Marcelo Lima (radialista), Jorge Vieira, Valmir Lopes, Carlos Augusto “Carretinha”, Roberval Cavalcante, Claudivan Santos, Helciney Correia, Luciano Galindo (advogado), Thales Douglas (consultor empresarial), Fabiane Comunicação e Eventos, Silvio Monteiro (Pitú) e Carlos Alberto Júnior.
Apoio Cultural: Governo do Estado de Alagoas, do Instituto Zumbi dos Palmares (IZP), Algás, Cesmac, Marcos Caetano Imóveis, Hotel Imperial das Palmeiras, Programa A Força do Povo na Rádio Vitório FM, Rádio Sampaio FM, Sebrae, AL Invest, Eventur’s, Braskem, Pitú, Chef Josi Souza, Evandro Sonorização, Buffet Talher de Prata, Cunha Distribuidora, Fabiane Comunicação e Eventos.