Justiça seja feita – Mês Nacional do Júri: 19 sessões estão pautadas para esta terça-feira (21)
O Poder Judiciário de Alagoas leva a julgamento 19 processos, nesta terça-feira (21), dando continuidade ao Mês Nacional do Júri. Do total das sessões, 16 serão realizadas na Capital, sendo 15 durante mutirão no Cesmac e na Seune.Três processos serão julgados no interior, nas comarcas de Palmeira dos Índios, Paripueira e São José da Tapera. Confira a pauta dos júris nas faculdades e a pauta geral do Mês do Júri.
7ª Vara Criminal
Às 8h, Wedson da Silva Basílio será julgado pela tentativa de homicídio contra Helenilda Caetano da Silva, ocorrida no dia 27 de abril de 2013, no bairro Feitosa. Segundo a denúncia, o crime ocorreu quando a vítima estava prestes a ligar para a polícia, atendendo a pedidos feitos por pessoas que estariam sendo roubadas pelo acusado e um comparsa.
Quando Helenilda estava com o celular nas mãos, Wedson e seu cúmplice a teriam ameaçado. Assustada, a vítima tentou fugir, mas foi atingida nas costas por um disparo efetuado pelo acusado. O julgamento será realizado na Faculdade de Direito do Cesmac.
8ª Vara Criminal
No mesmo horário e local, João Anselmo Santana Júnior vai a júri popular acusado de tentar matar Arrison Luiz dos Santos. De acordo com relatos das testemunhas, o réu discutiu com sua esposa, sacou uma arma e começou a atirar na direção das pessoas que ocupavam a calçada em frente ao bar onde estavam. Arrison foi atingido e, mesmo caído, continuou a ser alvejado pelo acusado, que só parou ao ser contido por um amigo.
9ª Vara Criminal
Na Seune, a partir das 9h, a 9ª Vara Criminal leva a julgamento Gustavo Pereira da Silva, acusado de matar Diego Alexandre Rodrigues Alves, no dia 31 de julho de 2013, na entrada da Grota do Pau Darco, no Jacintinho.
De acordo com a denúncia, a vítima estava na companhia da esposa, da mãe e de uma amiga, voltando da feirinha do Jacintinho em direção à Grota do Pau Darco II, quando foi surpreendido com vários tiros de arma de fogo desferidos pelo acusado e por outra pessoa não identificada.
Segundo relatos das testemunhas, a vítima tentou fugir, mas foi alcançada por Gustavo e seu comparsa, que desferiram mais tiros, levando Diego a óbito. Ainda de acordo com a denúncia, a vítima estaria envolvida na tentativa de homicídio praticada contra um dos familiares do réu.
Mês do júri
Os julgamentos fazem parte da programação do Mês Nacional do Júri. Em Alagoas, foram pautados 133 processos. A ação é promovida anualmente pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Matéria referente aos processos nº 0716324-39.2013.8.02.0001, 0092092-85.2008.8.02.0001 e 0711642-07.2014.8.02.0001
Graziela França – Dicom TJ/AL