Motorista de ônibus que tombou em Marechal não tem curso para dirigir transporte escolar, diz delegado

Ônibus escolar tomou e uma criança morre em Marechal Deodoro (Foto: Suely Melo/G1)

O motorista envolvido no acidente com o transporte escolar em Marechal Deodoro, onde uma criança morreu e 11 pessoas ficaram feridas, não tinha o curso obrigatório para dirigir este tipo de veículo. A informação foi confirmada nesta sexta-feira (10) pelo delegado Rodrigo Colombelli.

Alef Bruno Silva de Lima foi ouvido nesta manhã pelo delegado Colombelli, que investiga o caso.

A vítima morta foi identificada como Millyam Samily Lopes da Silva Omena, de 12 anos. A tia dela, Elana Cristina, contou que as crianças estavam sem cinto e que uma delas revelou que o motorista estava correndo. Em depoimento à polícia, ele nega essa afirmação.

“O motorista alega que estava em velocidade normal, disse que não corria. Afirmou ainda que prestou socorro às vítimas. Ele possui carteira de habilitação D, mas não possui o curso para dirigir transporte escolar de crianças, o que infelizmente é comum em todo estado”, afirmou o delegado.

Segundo a chefe do setor de educação para o trânsito do Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL), Ana Buarque, este tipo de curso é obrigatório porque vem de uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

“É obrigatório ter habilitação na categoria D e também ter o curso, que tem 50 horas. A cada cinco anos tem que fazer a atualização do curso”, explicou Ana Buarque ao ressaltar que o motorista que não tiver o curso concluído pode ter a carteira suspensa.

A prefeitura de Marechal reconhece que o motorista não tinha o curso exigido, mas que foi necessária a contratação diante da proximidade do início das aulas. Contudo, o Município afirma que ter o curso é um dos critérios exigidos na seleção para o cargo.

O município afirma ainda que está previsto para o próximo ano que os motoristas de transporte escolar realizem o curso oferecido pelo Detran.

Luto oficial

O ônibus escolar buscava crianças da região para levar para a escola, quando tombou. Millyam Samily Lopes da Silva Omena, de 12 anos, anos foi arremessada para fora e morreu. As outras vítimas receberam atendimento médico e foram liberadas.

Por meio de nota, a prefeitura decretou luto oficial no município por dois dias. Além disso, a Secretaria Municipal de Educação suspendeu as aulas nesta semana.

Segundo a prefeitura, o ônibus escolar estava com toda a documentação em dia e havia passado por uma revisão no dia 19 de outubro. Testemunhas dizem que ele corria bastante.

O município vai aguardar o laudo da perícia para saber as causas do acidente.

Fonte G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *