Alguns serviços do INSS podem ser realizados pela internet

O portal dá acesso ao CNIS, documento indispensável para requerer qualquer benefício

 

Os segurados do INSS podem ter acesso a informações e realizar agendamentos através da internet.

Com a plataforma, o segurado possui mais autonomia para requerer benefício, atualizar cadastro e, principalmente, ter acesso ao Extrato Previdenciário ou CNIS, documento onde consta toda a sua vida laborativa. Lembrando que antes, era necessário um prévio agendamento para depois, o segurado se deslocar até a agência do INSS mais próxima.

Demonstrarei aqui o passo a passo de como cadastrar e validar a senha para ter acesso ao portal.

Primeiramente acesse o seguinte link para abrir a plataforma “MEU INSS” – https://meu.inss.gov.br/central/index.html

Ao abrir a página, clique no bonequinho onde a seta da imagem acima está indicando. Vai pedir para você fazer o LOGIN e, em seguida, abrirá uma nova página para você acessar o sistema ou realizar o cadastro, como na imagem abaixo:

No cadastro, você informará seu CPF, Data de Nascimento, seu nome completo, o nome da sua mãe e o Estado onde nasceu.

Clique em “Não sou um robô”, caso você realmente não seja, e envie as informações.

Em seguida, você deverá responder algumas perguntas para confirmar sua identidade. São perguntas bem simples como, o ano da sua ultima contribuição, se já trabalhou com carteira assinada, qual o nome do seu último local de trabalho… Após responder o questionário, você receberá a SENHA INICIAL.

Anote sua senha e clique em MEU INSS para fazer o LOGIN. Ao colocar seu CPF e a senha inicial, você receberá uma mensagem informando que a senha expirou e você terá que cadastrar uma nova que te dará o acesso a plataforma. Lembre-se que essa senha deve conter no mínimo 9 caracteres com letra maiúscula, letra minúscula, número e, pelo menos, um caracter especial.

Agora você retornará ao portal “MEU INSS” para efetuar o LOGIN com o número do CPF e a nova senha. Prontinho, agora você pode acessar seu CNIS, realizar agendamentos, atualizar dados e obter muitas outras informações sem precisar enfrentar filas e aguardar horas e horas nas agências do INSS. Lembre-se que a sua senha é intransferível e pessoal, anote-a em um lugar seguro.

 

Fonte JusBrasil

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *