Presidente do Comitê Olímpico chega à sede da Polícia Federal para depor

O presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e do Comitê Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman, chegou para depor na sede da Polícia Federal do Rio por volta das 10h. Ele vai prestar esclarecimentos na operação que investiga a compra de jurados na eleição da cidade sede da Olimpíada de 2016. A ação, batizada de Unfair Play, é mais uma etapa da Lava Jato no Rio de Janeiro.

Por volta das 6h desta terça, agentes da Polícia Federal e do Ministério Público Federal chegaram à casa Nuzman para cumprir mandados de busca. Os agentes permaneceram no local por cerca de 3h30. Também foram realizadas buscas na sede do COB.

O Ministério Público Federal (MPF) pediu o bloqueio de até R$ 1 bilhão do patrimônio de Carlos Arthur Nuzman, presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB); do empresário Arthur Cesar Soares de Menezes Filho, o “Rei Arthur”; e de Eliane Pereira Cavalcante, ex-sócia do empresário. O objetivo, segundo procuradores, é reparar os danos causados pelos trio devido às proporções mundiais da acusação, de fraude na escolha da sede da Olimpíada Rio 2016.

Segundo o MPF, os investigados obtiveram lucros mediante prática de corrupção e, com isso, lesaram os cofres públicos. O pedido de bloqueio, que inclui bens de valor como apartamentos, joias, carros e até um jatinho particular, seria essencial para o desmantelamento da organização criminosa.

De acordo com as investigações, um dos votos foi comprado de Lamine Diack – então presidente da Federação Internacional de Atletismo e então membro do Comitê Olímpico Internacional -, por meio de seu filho, Papa Massata Diack.

Segundo a investigação, realizada em colaboração com o Ministério Público francês, Cabral determinou que Arthur Soares realizasse pagamento de US$ 2 milhões ao ex-atleta Papa Diack, cujo pai foi um dos jurados na votação que elegeu que elegeu o Rio de Janeiro como sede das Olimpíadas de 2016.

G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *