Justiça de Alagoas interdita frigorífico em Santa Luzia do Norte por crime ambiental
A Justiça interditou um frigorífico no município de Santa Luzia do Norte, região Metropolitana de Maceió, por crime de poluição ambiental. A informação foi divulgada na tarde desta terça-feira (5) pelo Ministério Público de Alagoas (MP-AL), que solicitou a interdição por meio de uma ação.
Segundo o promotor de Justiça Vinícius Ferreira Calheiros Alves, o estabelecimento possui diversas irregularidades, inclusive constatadas pelo Instituto de Meio Ambiente (IMA). Caso o estabelecimento não cumpra com a decisão da interdição, será aplicada multa de R$ 20 mil por dia.
Lançar resíduos sólidos no solo de forma inadequada, ausência de plano de gerenciamento de resíduos e certificados de destinação final, manter restos de construção civil no local e lançar resíduos nas redes de águas pluviais foram algumas das irregularidades encontradas no local.
De acordo com o IMA, tais problemas podem gerar mau cheiro, degradação do solo e proliferar doenças.
“Essa postura gera risco severo de contaminação das águas subterrâneas, que abastecem boa parte do município. Demais disso, restou igualmente comprovado que o demandado está lançando resíduos diretamente em galerias pluviais que encontram destino certo na lagoa Mundaú. A atividade da empresa vem trazendo, assim, risco direto à saúde da população, que poderá ter contaminadas as águas de consumo doméstico”, diz um trecho da ação.
Fonte G1 AL