Prefeitura de Rio Largo é parceira do IPMA na reintrodução do Mutum em Alagoas

A Prefeitura Municipal de Rio Largo está sendo parceira do Instituto de Preservação da Mata Atlântica (IPMA) para a reintrodução do Mutum de Alagoas, uma vez que está marcada para o dia 26 de setembro a chegada da ave, para soltura na Mata do Cedro e para exposição em um viveiro na área de proteção ambiental do IPMA, na Usina Utinga Leão.

Semana passada, dias 24 e 25, técnicos da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Rio Largo participaram da reunião que definiu o Plano Estadual do Mutum para a chegada da ave e ficou definido que a secretaria vai montar um plano de educação ambiental para o município, com o objetivo de conscientizar a população sobre a preservação da espécie, que estava desaparecida de Alagoas desde 1970.

“A prefeitura de Rio Largo está dando todo o apoio para a vinda do Mutum, momento que dará uma visibilidade nacional e internacional ao município em termos científicos. Quem visitar a ave no cativeiro também conhecerá sobre a mata atlântica, uma área tão rica de Rio Largo”, informou o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Claudio Lima.

O presidente do IPMA em Alagoas, Fernando Pinto, afirmou que a parceria da prefeitura de Rio Largo é muito importante e a intenção é fazer com que essa população conheça o Mutum, se sensibilize e passe a ser parceiro dessa proteção. “Ao conhecer o projeto, as pessoas terão um sentimento diferenciado. Queremos criar um modelo de educação ambiental com as comunidades, disponibilizando o centro e depois ampliarmos para os outros municípios do entorno, que são Pilar e Satuba. Hoje há um plano geral e será montado um específico”, explicou Fernando Pinto.

O Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) já fez levantamento de toda área para a soltura do Mutum. As fiscalizações na Mata do Cedro já foram iniciadas e a Prefeitura de Rio Largo será um parceiro nessas fiscalizações.  “Essa parceria será muito importante, porque é a equipe do município que tem o maior conhecimento do local, dos conjuntos residenciais no entorno da mata e assim poderemos fazer um trabalho de educação ambiental em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente, completando o ciclo ao conscientizamos a população sobre a importância da reinserção da ave”, afirmou o comandante do BPA, coronel Ascânio Casado.

A reunião ainda contou com a presença de representantes do IMA, IBAMA, Ufal, Ministério Público Estadual, OAB, médicos veterinários, biólogos, entre outros órgãos parceiros na reintrodução do Mutum de Alagoas.

Fonte: Cada minuto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *