Caravana de Lula chega em Alagoas nesta terça; Confira a programação
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desembarca em Alagoas nesta terça-feira (22).
A cidade ribeirinha de Penedo será a porta de entrada para a caravana que vai cruzar os nove estados da região Nordeste.
A previsão é que Lula cruze de balsa o Rio São Francisco e chegue à Penedo por volta de 16h, quando deverá ser recebido por militantes e participar de um ato público na região Sul. Em seguida, o ex-presidente segue para a cidade de Arapiraca, onde passa a noite.
Na região Agreste, Lula será homenageado pela Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) com o título de doutor honoris causa – honraria dada a personalidades “que tenham se distinguido, seja pelo saber, seja pela atuação em prol das artes, das ciências, da filosofia, das letras, ou do bem-estar e melhor entendimento entre os povos”.
A cerimônia está prevista para acontecer a partir das 8h, no Ginásio João Paulo II, no Parque Ceci Cunha, e será conduzida pelo reitor Jairo José Campos da Costa. O título foi aprovado em 2012, após aprovação pelo Conselho Universitério (Consu) da Uneal.
Após a cerimônia em Arapiraca, o ex-presidente segue para Maceió. Lula será recepcionado pela militância do partido e deve participar de um ato no Clube Fênix.
Na semana passada, o presidente estadual do PT, Ricardo Barbosa, disse que na caravana servirá para Lula “ouvir a classe trabalhadora e ver de perto como está o povo nordestino”. Ele garante que a caravana não tem caráter eleitoreiro.
“A campanha eleitoral de 2018 se dará em 2018. A caravana é uma incursão de Lula como dirigente político-partidário. Ele tem esse direito de viajar pelo Brasil. O Lula tem o direito de conhecer a realidade do povo brasileiro no pós-golpe. O Lula quer saber o que se passa. Até porque ele vem promover uma ampla discussão e debates com a sociedade civil, para elaborar um programa e apresentar como alternativa”, explicou Barbosa.