Ministro da Saúde inaugura novo acelerador linear na Santa Casa
A Santa Casa de Maceió inaugura nesta quarta-feira (26), às 8h30, o novo acelerador linear que será usado no tratamento radioterápico de câncer.
Na solenidade, o provedor Humberto Gomes de Melo recebe o ministro da Saúde, Ricardo Barros; o senador Benedito de Lira( líder do PP no Senado) e o diretor geral da Varian no Brasil, empresa responsável pela fabricação do equipamento, Humberto Izidoro.
A máquina faz parte do Plano de Expansão do Ministério da Saúde e a instituição alagoana será a quarta do país a recebê-la. “A chegada desse acelerador é um ganho muito grande para a sociedade alagoana. Vamos poder atender 50 pacientes a mais, por dia, e isso num prazo menor e em horários mais confortáveis. O novo equipamento vem com mais avanços tecnológicos e não vamos ter mais pacientes esperando horário, pois muitos pacientes só podem de manhã ou à tarde. Dessa forma, a Santa Casa de Maceió cumpre mais uma vez seu papel social ao atender pacientes do SUS e os que possuem convênio privado”, destacou o radiologista Marcos Davi.
Dentro da programação federal serão instaladas 80 máquinas em hospitais pelo Brasil. Uma das primeiras instituições a receber o acelerador linear, a Santa Casa de Maceió, que estava na segunda lista de espera pelo equipamento, pulou da 137ª posição para a 4ª. 0 senador Benedito de Lira disse que o ministro da saúde, deputado federal licenciado Ricardo Barros(PP) vai anunciar também um acelerador para o Hospital do Açúcar.
Também anunciou que amanhã o ministro anuncia a liberação de recursos de 10 milhões de custeio para a secretária de Saúde municipal de Maceió. Benedito disse que o ministro Ricardo Barros tornar-se assim um grande aliado do Hospital do Açucar, onde vem para anunciar recursos e apoio para a entidade hospitalar sair da crise.
No antigo Hotel Radisson, o ministro Ricardo Barros terá um encontro com vários gestores municipais e secretários de saúde. “Será um dia cheio de boas notícias para Alagoas na melhoria da saúde. “O Ministério da Saúde começou a fazer exigências e a cobrar providências que demandavam muita estrutura e organização. A instituição deveria ter, por exemplo, histórico de atendimento de câncer, uma equipe multiprofissional, equipe de médicos especialistas, de física, e as instituições que estavam na nossa frente foram sendo afastadas por não atender essas exigências”, explicou o radiologista Marcos Davi.
Plano de Expansão da Radioterapia no SUS
Para ampliar o combate ao câncer, o Ministério da Saúde, através da Portaria nº 931 de 10 de maio de 2012 instituiu o Plano de Expansão da Radioterapia no SUS, com o objetivo de articular projetos de ampliação e qualificação de hospitais habilitados em oncologia, em consonância com os vazios assistenciais, as demandas regionais de assistência oncológica e as demandas tecnológicas do SUS. Os aceleradores lineares são equipamentos de alta tecnologia usados para o tratamento de pessoas com câncer. Além de ampliar a assistência, o edital do Ministério da Saúde alcançou a economia de R$ 176 milhões na compra dos equipamentos. O valor final ficou em R$ 119,9 milhões. A vencedora do pregão foi a empresa norte-americana Varian Medical Systems, que atua em radioterapia há 65 anos, sendo fabricante mundial de dispositivos médicos, e de softwares empregados no tratamento de câncer.