Parlamentares firmam compromissos para despoluir praia da Avenida da Paz
Um compromisso para salvar a praia da Avenida da Paz, em Maceió, foi firmado nesta quinta-feira, 20, no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-AL) pelo ministro do Turismo Marx Beltrão (PMDB) e pelo senador Benedito de Lira (PP).
Eles estiveram na terceira edição do Papo no Mirante e anteciparam que que não terão dificuldades para conseguir o dinheiro – estimado em R$ 30 milhões – junto ao Governo Federal. Eles estiveram presentes no programa “Papo no Mirante“, realizado pelo conselho, que teve como debatedores os engenheiros Wellington Coimbra Lou e Carlito Lima.
O primeiro é autor do projeto que vai barrar o lançamento de esgotos e lixo na praia. O segundo é ex-morador da avenida e um histórico defensor da revitalização da praia que já foi um dos principais cartões postais de Maceió. Wellington Lou apresentou três componentes conceituais para a definição do projeto: A retirada dos esgotos, o barramento dos resíduos sólidos e a recuperação dos taludes do riacho. Operando nessas três frentes, ele demonstrou que é possível salvar a praia e transformar o riacho Salgadinho em um leito seco e sem a penetração das águas do mar.
O projeto prevê nichos urbanizados, jardins drenantes, bombas para o escoamento dos esgotos e comportas na área da foz. Beltrão e Lira disseram que alocarão os recursos para 2018. Mas, ambos deixaram claro que vão fazer o projeto com a Prefeitura de Maceió, considerando que o atual projeto de revitalização do Vale do Reginaldo, que envolve a Prefeitura e Governo do Estado está emperrado há vários anos. Desta feita, o projeto não está sendo apresentado para todo o Vale do Reginaldo, que seria de maior complexidade, mas para o trecho do Viaduto Ib Gatto até a praia da avenida Duque de Caxias. —