‘Queria ter uma vida normal’, diz homem de 210 kg que pede ajuda para emagrecer

Em vídeo que circula na internet, um homem que sofre de obesidade mórbida em Palmeira dos Índios, pede ajuda para mudar de vida. Seu maior sonho é poder conseguir um tratamento e assim, ter uma melhor qualidade de vida para poder trabalhar e sustentar sua família.

Ele tenta fazer uma cirurgia de estômago e se livrar do problema que aflige toda família. Fábio Adriano Nascimento de Albuquerque, de 45 anos, pesa 210 quilos.  Ele precisa perder peso para ser operado com segurança. O problema é que ele não consegue emagrecer em casa.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Fábio que é casado com Josefa Luciana e tem dois filhos, afirma, que não tem condições de custear uma clínica especializada, a ansiedade e a falta de estrutura têm sido os principais entraves em sua vida.  “Muito peso sobrecarregado no joelho e coluna. Queria viver porque está muito difícil. Queria poder brincar com minha filha, cuidar dos meus bichinhos, queria qualidade de vida”, disse.

Fábio começou a engordar entre os 18 e 20 anos.  Ele afirmou que nos últimos oito anos, passou de 168kg para 210kg. “Tentei fazer regime, fui para nutricionista, psicólogo, mas não deu certo, e eu acabei engordando ainda mais. Agora estou precisando de ajuda”, explicou.

Por causa da obesidade ele desenvolveu alguns problemas de saúde, como dores na coluna, pernas e erisipela.  “Vivo do benefício e de uma lanchonete que tenho no sítio Moreira. Todo o dinheiro é utilizado para comprar medicações que não são poucas. Minha família vem me ajudando, mas não é o suficiente”, relatou a reportagem.

A situação dele preocupa a família. A mãe de Fábio apela para que autoridades e médicos o ajude. “Peço a todos que ajude o meu filho, pelo amor de Deus. Creio que alguém de bom coração vai ter piedade e socorrer o meu filho. Estou vendo a hora de perdê-lo”, apelo D. Ana Nascimento.

Após milhares de visualizações e compartilhamentos, Fábio relatou ao Estadão Alagoas que alguns políticos da região entraram em contato, mas nada de concreto até o momento.

Para ajudar o Fábio, ligar:

82-99929-1300 (Fábio)
82-99641-5989 (Ana – Mãe)
82-99986-6522 (José – Pai)
82-99650-8650 (Juliano – Irmão)

Cirurgia bariátrica

A redução de estômago geralmente é indicada para pacientes que estão acima do peso e que tiveram complicações por causa da obesidade.  A indicação cirúrgica é normatizada pelo Conselho Federal de Medicina e o paciente precisa estar entre Índice de Massa Corporal de 35 a 40, associado a pelo menos a duas co-morbidades, como hipertensão e diabetes, ou ter o IMC acima de 40 kg por metro quadrado.

Para saber o Índice de Massa Corporal basta dividir o peso pelo resultado da altura multiplicada por ela mesma. No caso de Fábio, o IMC passa de 80 e o coloca no grau mais alto de obesidade.
Atualmente em Alagoas, apenas o Hospital Universitário Prof. Alberto Antunes realiza a cirurgia bariátrica pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Os demais hospitais fazem por meio de convênios e particulares.

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *