Benedito de Lira critica falta de opções de voos para Maceió
O senador Benedito de Lira ocupou a tribuna nesta quarta-feira, 5, para criticar a forma como as empresas aéreas estão operando nas cidades do norte e do nordeste do País.
Citou o caso de Maceió, onde antes haviam embarque e desembarque pela manhã, tarde e noite, agora está ocorrendo o inverso: os voos de ida para Maceió acontecem pela manhã e os voos de retorno sempre ocorrem no fim do dia.
Empresários, advogados e agentes públicos e privados são os mais prejudicados porque perderam a opção de se deslocar pela manhã e retornar a Maceió no mesmo dia. Com isso, as viagens se tornaram mais onerosas, já que, além das passagens aéreas que estão entre as mais caras o mundo, essas pessoas são obrigadas a gastar com hospedagens e alimentação.
O senador disse que o turismo também está sendo prejudicado, e mais uma vez se referiu ao Estado de Alagoas, que ele classificou como “um dos endereços mais procurados pelos turistas de todo o mundo”. Segundo Benedito de Lira, centenas e milhares de pessoas vão a Alagoas participar de congressos, seminários e outros eventos nacionais e internacionais. “Está na hora de as empresas áreas oferecerem sua contribuição para o crescimento do nosso turismo. E nós, os alagoanos, que já tivemos a nossa base econômica de Alagoas calcada nas indústrias de açúcar e álcool, agora dependemos, e muito, do nosso turismo”, explicou.
O senador Benedito de Lira concluiu seu discurso, fazendo um apelo à AMAC para que busque um entendimento com as quatro companhias (GOL, Latam, Avianca e Aazul), em torno de uma flexibilização nos horários de vôos, sugerindo que seja adotado o sistema de compartilhamento de aeronaves nos moldes do que já foi praticado na ponte-aérea Rio/ São Paulo.