Gol nas arquibancadas
Marcelo da Caixa, o homem que tem abraçado de corpo e alma as cores do CSA e a do Capelense, time de sua terra natal, Capela, a tradicional equipe do interior que já foi campeã durante três oportunidades no Campeonato Alagoano (1958, 1962 e 1989), foi um dos anfitriões na chegada no Rei Pelé, do novo atacante do CSA, o equatoriano Daniel Angulo. O momento ocorreu quando Angulo teria ido assistir a partida nas arquibancadas, num jogo entre o Azulão contra o Confiança/SE. “Tive a honra de gratificá-lo com um lindo relógio de marca internacional, prometendo ofertar ainda mais, desde que faça gols nos jogos que estão por vir” disse animado Marcelo, conhecido como o “Rei do Relógio” que tem o hábito de estimular os jogadores de seu time, com esse tipo de comportamento.
Igaci
Servidores de todas as áreas de Igaci receberam de forma antecipada o mês de junho nesta sexta-feira dia 23. Disse o prefeito Oliveiro Piancó (PMDB) entendendo que essa é uma forma de aquecer a economia do município durante este final de semana, quando começa pra valer a temporada dos festejos juninos. Diz que a medida, além de chegar numa boa hora para a categoria, também animou aos comerciantes da cidade, que sem sombra de dúvidas vão ter a oportunidade de faturar nesse período festivo, onde marca a abertura do São João 2017.
Palmeira dos Índios
“A natureza deu um cala-boca em muitos meteorologistas ‘pé-de-chinelo’, que diziam meses atrás, de que a barragem da Carangueja (Quebrangulo/AL) iria entrar em colapso agora em 2017, por falta d’água”, comentou conosco, o pecuarista palmeirense Geraldo Ribeiro. Na oportunidade nos mostrou um vídeo feito essa semana, com a água transbordando a barragem. Afirmou Ribeiro, que o reservatório existente hoje na Carangueja, é suficiente para suportar quatro anos seguidos de abastecimento de água, na cidade de Palmeira dos Índios.
Fatos
Realmente, até abril deste ano, a barragem Carangueja teria atingido seu nível crítico. Ficou praticamente na lama, tanto que na época a Casal aproveitou o momento, a fim de retirar toda bagaceira existente, por meio de uma operação espetacular, que garantiu colher mais de 600 caçambas de lama, garantindo um desassoreamento nunca visto, ao longo de mais de 40 anos de existência da barragem Carangueja, ela que atende a 70% do abastecimento de água encanada na cidade de Palmeira dos Índios.
Tricolor
Por falar em Palmeira dos Índios, que completou 70 anos na quarta-feira, foi o CSE. O Tricolor como é chamado carinhosamente por sua torcida, foi fundado em 21 de junho de 1947. Sua grande frustação, como diz o radialista Antônio Oliveira, é não ter alcançado ainda um título estadual; mesmo tendo o esforço de vários palmeirenses ao longo dessas sete décadas. “Mas a esperança continua; e quem sabe; logo, logo o torcedor possa comemorar um título tão esperado”, brinca Oliveira.
Maceió/ Satuba
Em se tratando de Meio Ambiente, a novidade dessa semana ficou por conta da eleição e posteriormente a posse dos conselheiros que vão gerir a preservação da Área de Proteção Ambiental do Catolé e Fernão Velho-(APA). O IMA é quem presidirá o Conselho, cuja gestão é feita pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh). Na verdade os conselheiros têm a incumbência de propor e efetivar ações ambientais com o intuito de proteger e preservar o local, bem como realizar atividades junto à comunidade que reside próxima a APA do Catolé, que fica entre Satuba e Maceió.
Joaquim Gomes
Funcionários públicos de Joaquim Gomes que tanto lutaram na gestão passada por reajuste salarial, sem lograr êxito algum; agora apelam para que o novo prefeito, Adriano Barros encontre uma solução para o caso. Eles cobram: reajustes salariais, reposição de horas extras trabalhadas, além de outros pontos.
Outra bronca
E como se não bastasse, em Joaquim Gomes, pais dos alunos da rede municipal começam a se mobilizar, no sentido de evitar que seus filhos frequentem as escolas. Motivo: diversas unidades de ensino estão com suas estruturas físicas comprometidas; sobretudo depois desses dias de muita chuva na região. O caso já foi comunicado por escrito; tanto na Prefeitura como na Câmara de Vereadores.
Situação
De acordo com o pai Antônio de Araújo Fragoso, o risco de desmoronamento na Escola Nossa Senhora Rainha da Paz parece evidente, isso porque uma laje que fica no centro da escola, está com infiltração e o mofo já toma conta. Na reclamação, os pais que assinaram o documento sinalizam para as questões estruturais e falta de condição de uso dos banheiros até por falta de portas, paredes danificadas, pias quebradas e tantos outros problemas nas unidades de ensino de Joaquim Gomes.
Piaçabuçu
Alunos de Piaçabuçu que dependem do transporte municipal para estudar em Penedo estão cobrando da Prefeitura melhores condições de transporte. Alegam que é insuportável enfrentar o percurso da viagem, pois o ônibus anda superlotado.
Arapiraca
O único destemido deputado da nossa bancada legislativa, Rodrigo Cunha afirma que se deparou com uma cena indigesta em Arapiraca. É que durante uma visita que fez na base da Samu, constatou que seis ambulâncias disponíveis, nenhuma estava funcionando. Por conta disso, foi que ontem, o parlamentar deu mais um passo para solucionar o problema: entregou ao MPF, ao MPC e a ouvidoria do Tribunal de Contas um requerimento solicitando a abertura de procedimento investigatório com o objetivo de averiguar tamanho descaso na maior cidade do interior alagoano. Argumento
“Não podemos apenas apontar falhas, é preciso buscar soluções. O Samu já foi referência em nosso Estado, e não pode recuar no bom atendimento aos cidadãos. Então, diante do conhecimento de uma série de irregularidades envolvendo a base do Serviço em Arapiraca, fui aos órgãos de controle solicitar que investiguem o que anda acontecendo”, disse o parlamentar.
Marechal
Marechal Deodoro se destacou na quinta-feira em Brasília ao apresentar uma iniciativa exitosa, no Workshop Experiências Gestão em Atenção Primária do Hospital Israelita Albert Einstein, em Brasília, evento que terminou nesta sexta-feira. O trabalho – considerado uma iniciativa pioneira – foi apresentado pelo secretário de Saúde do município, Aerton Lessa, com o tema “Superando desafios de monitoramento e promoção de saúde com tecnologia”. Na realidade, foi o único trabalho do Norte Nordeste a ser apresentado com a iniciativa exitosa.
Marechal II
De acordo com o gestor de Marechal Deodoro, o projeto consiste no monitoramento da saúde da população por mensagem via aparelho celular. “Começamos o monitoramento em Igaci (quando gestor daquela pasta) com o uso de tablets, no qual os agentes de saúde visitavam as casas e com isso multiplicavam a ação deles, mas em uma feira em São Paulo conheci a nova ferramenta que cadastra o telefone das pessoas e a monitora via celular, complementando assim o trabalho com os tablets”, comparou.