Incêndio em prédio de Londres começou em freezer, diz polícia
A polícia afirmou nesta sexta-feira (23) que o incêndio que destruiu a Grenfell Tower, em Londres, começou em um freezer, segundo a Reuters. Ao menos 79 pessoas morreram e mais de 78 ficaram feridas e precisaram ser hospitalizadas.
A superintendente do departamento de investigação, Fiona McCormack, disse que o modelo Hotpoint, FF175BP, não estava sujeito a recall e que o fabricante estava fazendo novos testes.
Segundo o ministro do Comércio da Inglaterra, Greg Clark, a geladeira foi produzida entre 2006 e 2009. “Eu deixei claro para a fabricante que espero que eles troquem, sem atraso, quaisquer itens que impliquem em risco de uso”, afirmou, citado pela Reuters.
A Whirpool, fabricante do eletrodoméstico, se manifestou, afirmando que “palavras não podem expressar nossa tristeza por essa tragédia terrível”. A companhia disponibilizou uma linha de emergência para que consumidores que tenham adquirido a Hotpoint entrem em contato.
A empresa, a maior produtora de eletrodomésticos do mundo, é dona da marca Hotpoint na Europa e nas regiões da Ásia-Pacífico. Nos Estados Unidos, a marca pertence a Haier, depois que o grupo chinês comprou os negócios de eletrodomésticos da General Electric.
A investigação apontou que o isolamento e os ladrilhos utilizados no revestimento da torre de 24 andares apresentaram falhas em todas as verificações de segurança pós-incêndio. A polícia considera que um homicídio culposo pode ter ocorrido.
G1