Ressocialização estimula desenvolvimento profissional de reeducandos
Em ação inédita para consolidar esse processo de transformação no âmbito carcerário, a Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social (Seris) firmou uma parceria com a coach Rita Diaz.
Coach é um profissional qualificado e que utiliza metodologias, técnicas e ferramentas do coaching para o benefício de uma empresa ou de um indivíduo, quer na sua área pessoal ou profissional.
Através do acompanhamento de coach, os reeducandos terão a oportunidade para treinar suas mentes e, desta forma, potencializar suas habilidades. No primeiro momento, os trabalhos serão iniciados no semiaberto, depois irá para o Núcleo Ressocializador da Capital e Presídio Feminino Santa Luzia.
Formada pelo Instituto Brasileiro de Coach, Rita Diaz destaca a importância do treinamento para que os apenados alcancem seus objetivos de vida. “O nosso trabalho é especifico: trabalhar a mente dos internos de forma correta. Com o foco mental eles têm uma nova perspectiva de vida a partir de si”, comenta.
Sobre o pioneirismo da ação, a coach destaca a iniciativa de Alagoas. “Nós encontramos pessoas que fazem coach de relacionamento, empresarial, dentre outros. Mas nos presídios de Alagoas trabalharemos com a questão mental de forma pioneira. Após consolidarmos a iniciativa aqui, disseminaremos em outros Estados”.
O secretário da Ressocialização, Marcos Sérgio de Freitas, destaca a parceira para reinserção social do apenados. “Essa é mais uma ação transversal que soma na reconstrução da cidadania dos reeducandos visando ofertar o máximo de oportunidades para um recomeço promissor”, finaliza Freitas.
Agência Alagoas