Motoristas podem ser multados por molhar pedestres
Quando chove, quem anda a pé pelas ruas sofre com a falta de respeito de muitos motoristas. Alguns parecem não se importar com os outros e passam em alta velocidade, molhando quem está pelo caminho. Além de ser falta de educação, também é falta de respeito às leis de trânsito e o motorista pode ser multado.
Quanto mais informações a pessoa anotar, melhor, como a placa, o número da linha e o nome da empresa.
Mas, como realizar a denúncia?
Se você sofrer com essa situação, saiba que está pautado pelo Código Brasileiro de Trânsito (CTB), artigo 171, que afirma que todo motorista que for pego usando o carro para jogar água ou outros detritos nos pedestres, ou em outro veículo, será punido com uma infração média, de 4 pontos, com multa de R$ 130,16. Além disso, o condutor do veículo ainda terá que prestar explicações para a polícia.
De acordo com explicações do Departamento de Trânsito (Detran), o pedestre precisará anotar a placa do veículo e ir à delegacia mais próxima prestar queixa, realizando a denúncia formal.
Outro ponto a ser ressaltado nessa lei, presente no CTB, é o fato de que não só o motorista pode ser punido. Pedestres que forem pegos jogando algum objeto no carro também precisarão prestar contas de seus atos.