“Sou uma mulher que visto saia e não tenho inveja de muitos homens de calça”, diz Angela Garrote em encontro do PP
Com o público recorde de mulheres sertanejas e do agreste – cerca de 2 mil pessoas – que lotaram as dependências do Ginásio do Colégio Santo Agostinho, o ponto alto do encontro foi a posse da ex-prefeita e atual secretária de saúde, Angela Garrote (PP) como presidente da Mulher Pepista, nas presenças dos senadores Benedito de Lira (AL) e Ana Amélia Lemos(PP-RS), além dos deputados federais Arthur Lira(AL) e Conceição Sampaio (PP-AM) também, presidente Nacional do PP.
O presidente municipal do PP em Maceió e prefeito em exercício, Marcelo Palmeira – que representou o tucano Rui Palmeira que se encontra viajando fora do Estado, disse que, “saiu deste encontro com a certeza o PP de Alagoas ajudou a acordar o que tem de mais importante: a mulher para participar de uma convocação pára irem a luta em 2018 e por isso, temos certeza vai fazer um batalhão de mulheres para nas eleições lutarem com a sua participação do projeto eleitoral. Estávamos precisando desse oxigênio para alavancar de vez a luta de uma política renovada com a participação direta da mulher”, concluiu ele.
Para Ângela Garrote, presidir o PP Mulher em Alagoas é motivo de orgulho, mas também a certeza de que muitas lutas ainda serão travadas para que as mulheres possam, a cada dia, desempenhar papéis na sociedade sem que sejam discriminadas. “É esse o objetivo do encontro, mostrar à mulher o quanto ela é importante dentro do processo político e na luta pelos seus direitos e igualdades. Me sinto muito honrada em representar a mulher alagoana e progressista em Alagoas”.
Ela chegou a afirmar que, “precisamos mostrar aos homens que as mulheres têm vez e votos. E por onde eu for representarei e falarei da mulher alagoana. Este evento é para mostrar a força da mulher e que o partido precisa ser fortalecido por nós. Agradeço ao senador Benedito de Lira pela oportunidade e pela confiança”, disse Ângela Garrote que acrescentou que, “o PP neste encontro mostrou com as presenças da mulher de toda parte do Estado, que terão papel fundamental em 2018, estaremos já na linha de frente para mostrar a nossa capacidade e a vontade de ajudar a transformar o Brasil para sair de uma vez por toda desta inércia que estamos vivendo, uma crise sem precedente e arranjando principalmente o povo já que as prefeituras estão na porta da falência e se fosse uma empresa já estavam fechadas”.
Angela Garrote foi interrompida várias vezes sobre aplausos das mulheres, anunciando que vai percorrer o estado e pela primeira vez, em Alagoas um partido terá uma coordenadora mulher em cada 102 dos municípios. ” Sou uma mulher que vestiu saia e não tenho vergonha de muitos homens que vestem calça”, esbravejou Angela Garrote, levando ao delírio o público que gritou seu nome.
No evento participaram mais de duas mil mulheres, além do prefeito de Palmeira dos Índios e outros prefeitos alagoanos, secretários municipais, vereadores, educadores.
A deputada federal do PP do Amazonas, Conceição Sampaio ressaltou a importância do Encontro, sobretudo no que diz respeito à busca pela promoção da saúde da mulher e pelo direito que cada uma tem em buscar prevenção e tratamento para doenças, como o câncer de mama e de colo de útero, que são as que mais matam no Brasil. “Estamos em uma luta constante para combater o câncer, que tanto tem matado as mulheres no país. O nosso partido tem feito um enfrentamento para que as mulheres possam ser diagnosticadas e tratadas, pois muitas nem têm a oportunidade de receber o tratamento. Apesar de todas as lutas, é com o enorme prazer que eu anuncio, graças a senador Benedito de Lira, que em breve, a mulher alagoana contará com os serviços da Carreta da Mulher. E não mediremos esforços para que mulheres de outros estados também sejam beneficiadas e não morram nas filas dos hospitais”, declarou a deputada.
A relevância do Encontro em Palmeira foi reforçada pela senadora Ana Amélia Lemos, do PP do Rio Grande do Sul. Segundo ela, encontrar milhares de mulheres reunidas com um único propósito foi motivo de surpresa e também de emoção. “O senador Benedito me disse que teríamos aqui cerca de quinhentas mulheres. Mas encontrar mais de duas mil nos deixa muito felizes e emocionados”. Para ela, estar em Palmeira e sentir a receptividade das pessoas é uma alegria muito grande. “Vejo o empenho das mulheres para a prevenção do câncer de mamãe de colo de útero e isso nos encoraja a seguir em frente. É esse reconhecimento que torna o político com atitude e seriedade. E isso o Júlio demonstrou aqui. Temos muitas lutas a travar, mas também queremos que as mulheres saibam a importância da sua participação na política. Na última eleição, o número de prefeitas caiu, e queremos, no próximo pleito, aumentar esse número prestigiando as mulheres dentro da política brasileira”, comentou a senadora.
“Coloquei uma mulher forte e guerreira, que é Ângela Garrote, para fazer parte da presidência do PP Mulher em Alagoas”, garantiu o senador.