Servidores de Arapiraca deflagram greve geral por tempo indeterminado
Centenas de servidores da Prefeitura de Arapiraca decretaram greve por tempo indeterminado. Eles paralisaram as atividades das estruturas das secretariais municipais da capital do Agreste na tarde dessa segunda-feira (17) e, de acordo com os dirigentes sindicais que representam os trabalhadores, não há prazo para o retorno das funções. Os servidores cobram do prefeito Rogério Teófilo (PSDB) o pagamento do salário do mês de dezembro.
Segundo os diretores sindicais, os servidores se encontram de forma pacífica ocupando a sede do Centro Administrativo. Com apitos, cartazes e gritos de ordem, os trabalhadores exigem da prefeitura o pagamento do salário atrasado, bem como um cronograma para que o problema seja resolvido de uma vez por todas. Os sindicalistas argumentam que, desde o mês de janeiro, vêm conversando com o prefeito, mas nenhuma solução foi dada.
Em entrevista à imprensa, a presidente do Sindicato Geral da Saúde, Administração e Serviços (Sindsar), Joseane Lima Silva Mendes, revelou que na última conversa que teve com o prefeito ficou acertado que o débito com as categorias seria pago logo depois do carnaval, o que não aconteceu. Segundo ela, é preciso que o Poder Executivo Municipal assegure um data para o pagamento do que há em atraso há quase cinco meses.
A prefeitura
Por meio de nota, a prefeitura informou que vem trabalhando para garantir o pagamento de todos os servidores, recordando, ainda, que a atual gestão assumiu em janeiro e a herança que é alvo de paralisação foi gerada na outra gestão.
Confira abaixo a nota na íntegra:
“A Prefeitura de Arapiraca entende que os servidores públicos têm todo direito de realizar manifestações e ratifica que está fazendo todos os esforços necessários para realizar o pagamento dos salários de dezembro que foram deixados pela gestão anterior em atraso.
Vale salientar que cerca de 71% da folha herdada já foi paga e que nenhum dos salários referentes ao ano de 2017 foram atrasados pela gestão do prefeito Rogério Teófilo. Todos os servidores efetivos receberam os meses de janeiro, fevereiro e março em dia.
Na tarde desta terça-feira (18), a Comissão de Negociação Salarial estará reunida para debater sobre as melhores formas de pagar a folha restante o mais rápido possível”.