Presidente do PSDB Jovem da Barra Santo Antonio deseja maior participação da juventude na política
O PSDB tem tudo para continuar crescendo eleitoralmente e politicamente em 2018”, disse a presidente do PSDB Jovem da Barra de Santo Antônio, Cibele Moura, 20, estudante de Direito, ao citar nomes que podem disputar as próximas eleições dentro de seu partido. “Temos Rui Palmeira, Rodrigo Cunha, Teotonio Vilela, entre tantos outros que fortalecem esse debate político com projetos, trabalho e uma trajetória pública limpa”, destacou.
Segundo Cibele, o resultado eleitoral de 2016 já mostra o rumo do PSDB para um futuro próximo. “Mantivemos a Prefeitura de Maceió e de outros municípios, conquistamos novos, como o segundo maior colégio eleitoral do estado, Arapiraca, a Barra de Santo Antônio, e temos ampliado a construção do partido junto a vários segmentos, como Mulher, Juventude, Diversidade”, enfatizou a tucana, lembrando que o partido também elegeu 78 vereadores, além dos 18 prefeitos eleitos e reeleitos em Alagoas.
Neta e filha de políticos, Cibele garante que sua participação na política tem mais a ver com suas convicções do que com sua formação em casa. Mas reconhece que ver o pai, Abrahão Moura (ex-prefeito de Paripueira por dois mandatos seguidos) e Emanuella Moura (prefeita da Barra de Santo Antônio), e ouvir falarem em seu avô, Abrahão Moura, lhe incentiva à vida pública. “São exemplos que me orgulham, afirma. “Acredito que todo jovem hoje possui dentro de si uma indignação com o cenário em que o nosso país vive. Dentro de casa, aprendi a transformar essa indignação em políticas pragmáticas e em formas de atender às necessidades básicas da população. Meu pai me ajudou a transformar o desejo de mudança, que todos nós temos, em ações diretas para a sociedade”, afirma a jovem, defendendo mais participação do jovem na política partidária. “Historicamente ao redor do mundo, os jovens sempre foram o motor das grandes transformações sociais. Após o fim da ditadura militar esta participação diminuiu bastante, mas desde as manifestações de 2013 nós percebemos uma participação mais ativa dos jovens na política. Essa geração não fica apenas fazendo suas análises no facebook, ela aprendeu a se mobilizar e isso é independente de ideologias. Foi notória a participação de jovens nas manifestações pró-impeachment, assim como está sendo agora contra a reforma da previdência. Nossa geração percebeu que se quisermos uma Brasil melhor, temos que ir atrás”, diz a jovem.
PSDB DO FUTURO – Cibele acredita que o seu partido deve apostar na juventude e que esse segmento “tem a responsabilidade de promover educação política, incentivar o poder de mobilização dos jovens, inseri-los dentro do cenário político de forma participativa e atuante, promovendo cursos de capacitação, formação política e se fazendo presente nas manifestações, nos diálogos e nos atuais temas que carregam as nossas bandeiras ideológicas”. Sobre disputar um mandato em 2018 ou em 2020, ela considera prematuro no momento. “Meu papel agora é o de ajudar na construção política e o de fortalecer o meu partido”, assegura.