Eleição de 2018 tem vinte e três ex-prefeitos disputando para federal e estadual
Na eleição de 2018, vinte e três ex-prefeitos tomarão rumo as urnas para reconquistar mandatos na esfera federal e estadual, no entanto, tem uma grande parte que vai prestar contas a Justiça envolvidos em irregularidades administrativas e vai assim precisar de bons advogados para se salvar.
A tendência da maioria dos ex-prefeitos é disputar uma vaga na Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE), que na atual bancada, apenas o ex-prefeito de Piranhas, o socialista Inácio Loiola foi bem sucedido ao deixar a prefeitura e agora é candidato à reeleição.
No âmbito Nacional, Marx Beltrão é ex-prefeito de Coruripe e Ronaldo Lessa ex-prefeito de Maceió. No grupo de ex-prefeitos que deseja um vôo mais alto, figura Abrahão Moura (PSDB) que elegeu o seu sucessor deixando nos cofres mais de um milhão de reais, e ainda elegeu sua esposa, tucana Emanuella Moura em Barra de Santo Antonio.
Moura foi um dos coordenadores principais da campanha à reeleição de Rui Palmeira.
Também, tem o ex-prefeito de Penedo, Alexandre Toledo que ainda vai definir seu partido, já passou pelo PSB e PSDB.
Dependendo da atuação como Secretária de Saúde em Palmeira dos Indios, Kátia Born é um bom nome para federal, só que no momento vem numa quebra de braço, com o deputado federal JHC para comandar o PSB.
Para estadual a luta vai ser bem maior, são vinte ex-prefeitos, podendo o número aumentar. Os mais comentados com chances de conquistar a vaga são Cristiano Matheus, de Marechal Deodoro – envolvido em processos e chegou a ser afastado da prefeitura na reta final. Outros com problemas judiciais: Cicero Cavalcante (São Luiz do Quitunde), Marcos Madeira (Maragogi), Cicero Almeida ( Maceió), Flaubert Torres Filho (Viçosa).
Duas ex-prefeitas são fortíssimas candidatas: Angela Garrote (Estrela de Alagoas) reelegeu o filho Arlindo, prefeito pela segunda vez ,e ainda elegeu o segundo vereador mais votado, Toninho Garrote em Palmeira dos Índios. Disputou a ultima eleição em 2010, ficando na primeira suplência.
E Zair Costa, filha de Lula Cabeleira em Delmiro Gouveia que tenta retornar à Assembleia ou o seu pai, será o candidato. Alguns dos nomes – todos ex-prefeitos – que já trabalham na pré-campanha.
Da região norte vem Marcos Madeira (Maragogi), Bruno Loureiro (Japaratinga), Kaíka (Porto Calvo), Marcos Paulo (Matriz do Camaragibe) e Cícero Cavalcante (Matriz e São Luiz do Quitunde. Da Zona da Mata, Remi Calheiros (Murici), Flaubert Torres Filho (Viçosa), Juliana Almeida (Mar Vermelho). Da região metropolitana, Cícero Almeida (Maceió), Vânia Paiva (Rio Largo), Toninho Lins (Rio Largo), Cristiano Matheus (Marechal Deodoro), Oziel Barros (Pilar) e Carlos Alberto Canuto (Pilar). Da região Sul, George Clemente (São Miguel dos Campos) e Fernando Pereira (Teotônio Vilela). Do Agreste, Ângela Garrote (Estrela de Alagoas), Alay Correia (Taquarana), James Ribeiro (Palmeira dos Índios) e Alexandre Toledo (Penedo). Do Sertão, Zair Costa ou Lula Cabeleira(Delmiro Gouveia).
Ao todo, 23 ex-prefeitos já estão com os blocos na rua. Para quem venceu eleição majoritária, as facilidades da proporcional darão o empurrão que faltava.