Por Grazi Duarte-Repórter Especial
A caravana da Carpil depois de viajar mais de quatro mil km, chegou ao seu destino final em Cascavel no Oeste do Paraná na madrugada deste domingo para participar do 29° edição do Show Rural Coopavel 2017.
Comandada por Luciano Monteiro, presidente da Cooperativa Agropecuária Regional de Palmeira dos Índios -Carpil-, acompanhado de uma caravana de produtores e produtoras rurais, técnicos, líderes de associações, cooperativas e de sindicatos rurais, além de produtores beneficiários do crédito fundiário dos estados da Bahia, Alagoas, Sergipe e Ceará.
Dentre os componentes da delegação está o vice-prefeito de Igaci, Ronaldo Cavalcante.
“É de grande importância participar deste evento como um dos representantes de Igaci, este show é a renovação da tecnologia e isso é muito bom para o município; jamais deixarei de participar do evento e levarei melhorias para o povo igaciense através do conhecimento que aqui adquirir” disse Ronaldo.
A caravana participa da missa de abertura do Show Rural Coopavel de 29 anos, celebrada pelo Arcebispo Dom Mauro e pelo Arcebispo Emérito de Cascavel Dom Lúcio Baumgaertner no Parque Tecnológico Coopavel na manhã deste domingo (05). Em seguida a delegação será recepcionada por técnicos da empresa e pelo senador Alvaro Dias, incluindo também o presidente da Coopavel, Dilvo Grolli.
Luciano Monteiro na oportunidade enfatizou sobre a efetivação das ações que resultam em novas tecnologias sendo levadas para o nordeste. “No sul a participação política é muito grande, o cooperativismo é integrado; espero que essas pessoas tenham sabedoria para captar e transferir o conhecimento para as comunidades, esse é o motivo da intercooperação Carpil/Coopavel que dura 20 anos, a única no mundo com esse tempo de parceria”.
A ação é uma intercooperação entre a Cooperativa Agropecuária Regional de Palmeira dos Índios (Carpil) e a Coopavel que há 20 anos, proporcionam a troca de experiências e o contato com novas tecnologias a diversos produtores. Desde 2012, o intercâmbio tecnológico é realizado em parceria com o Governo Federal através da Secretaria de Reordenamento Agrário (SRA/SEAD), Governo do Distrito Federal através da Emater e Seagri-DF e Coopavel no Paraná.