Diário Oficial da União publica o último termo Aditivo do projeto Barragem do Bálsamo

Nesta sexta feira dia 3, foi publicado no Diário oficial da União o último termo Aditivo do Projeto da Barragem do Bálsamo em Palmeira dos Índios. Recursos oriundos de emenda da bancada federal em 2001 quando o Senador Renan calheiros destacou do Orçamento Geral da União a garantia deste projeto.

Na época o então deputado federal tucano, Helenildo Ribeiro foi um dos principais incentivadores deste acontecimento. Ao todo foram R$ 54 milhões empenhados para a garantir a Barragem na região do agreste alagoano que beneficiará a produtores rurais. 0 projeto de irrigação já implantado é de 200 hectares com 37 lotes distribuidos para centenas de agricultores familiares palmeirenses.

O presidente da Carpil, Luciano Monteiro foi outro ao lado de Helenildo Ribeiro, incentivador e batalhor por este projeto do Balsamo. Segundo ele, a alternativa do recursos hídricos de Palmeira dos Índios, a barragem do Balsamo.

O convênio foi assinado pelo alagoano, Ricardinho Santa Rita que se despede do cargo de Secretário Nacional de Irrigação em seu último ato antes de assumir nova missão no Governo Federal sob o comando seu líder político, o senador Renan Calheiros.

O projeto de irrigação O projeto de Aproveitamento Hidro-agrícola da Barragem do Bálsamo se localiza no município Palmeira dos Índios, ao norte do Estado de Alagoas, e pretende irrigar uma área de 700 ha.Principais obras: barragem, reservatório pulmão, estação de bombeamento, adutora e linhas de recalque.

A primeira etapa consistiu na execução da barragem situada na divisa dos estados de Alagoas e Pernambuco, distante aproximadamente 15km da cidade de Palmeira dos Índios.

A segunda etapa compreende a implantação do sistema de irrigação envolvendo a estruturas de captação, linha de recalque, sistema adutor primário e o sistema parcelar para os 200 ha. A obra começou em 2001 e tinha prazo para terminar em 2013 beneficiado na época 7 mil 700 habitantes.

1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *