Carpil e Coopavel há 20 anos semeando tecnologia
Na última quarta-feira (01), a caravana da Carpil partiu em direção aos estados da Bahia e Distrito Federal realizando visitas técnicas, e finaliza o roteiro em Cascavel no Paraná, para participar do 29° edição do Show Rural, evento tecnológico que acontece de 06 a 10 de fevereiro.
A ação é uma intercooperação entre a Cooperativa Agropecuária Regional de Palmeira dos Índios (Carpil) e a Coopavel que há 20 anos, proporcionam a troca de experiências e o contato com novas tecnologias a diversos produtores. Desde 2012, o intercâmbio tecnológico é realizado em parceria com o Governo Federal através da Secretaria de Reordenamento Agrário (SRA/SEAD), Governo do Distrito Federal através da Emater e Seagri-DF e Coopavel no Paraná.
A delegação de produtores e produtoras rurais, técnicos e líderes de associações, assentamentos, cooperativas e de sindicatos do estado de Alagoas, Pernambuco, Bahia e Ceará participam da viagem realizada pela Cooperativa Agropecuária Regional de Palmeira dos Índios (CARPIL), chegaram na última quinta-feira (02), em Itaberaba-Bahia, para visitar a Cooperativa dos Produtores de Abacaxi de Itaberaba (Coopaíta).
O objetivo da visita teve como foco principal conhecer as tecnologias no processo de industrialização de frutas desidratadas. Vale observar, que a Coopaíta é uma a única cooperativa nordestina que comercializa e industrializa o abacaxi in natura. Foram visitadas unidades produtivas que tem integração do abacaxi com a bovinocultura de leite, e conheceram tecnologia de plantio, pratos culturais, colheita, armazenamento e transporte do abacaxi. Uma das grandes novidades na visita as unidades produtivas, foi a produção de silagem da planta de folhagem do abacaxi para alimentação do bovino de leite e de corte.
Após a visita, que finalizou no inicio da tarde, a caravana partiu em direção ao Distrito Federal.
Na sexta-feira (03), a caravana chegou em Brasília, e visitou o Modelo Orgânico, na fazenda Malunga, localizada na Colônia Agrícola Lamarão, no Distrito Federal, de propriedade do deputado estadual Joe Valle. A caravana conheceu a trajetória da fazenda, que é a maior em produção de hortaliças orgânicas da América Latina, além de produzir 700 litros de leite orgânico dia, a pasto com girolando e gir leiteiro, servindo de aprendizado e conhecimento para os componentes da delegação composta por produtores e técnicos dos estados envolvidos.
A caravana foi acompanhada pela equipe técnica do Secretaria Nacional de Reordenamento Agrário (SRA), Secretaria Especial de Desenvolvimento Agrário do Governo Federal e de técnicos da Emater do Distrito Federal.
“Para a transição agroecológica e efetivação da produção orgânica, é preciso que façamos um diálogo permanente com a terra, a flora e a fauna de onde queremos produzir”, explicou Luciano.
Também foi visitada a Cooperativa de Taquara -Cootaquara – a maior produtora, beneficiadora e distribuidora de pimentão, e várias hortaliças no país, para conhecer os meios de produção e técnicas das estufas, central de embalagens e semi processamento de hortaliça tipo; quiabo, beterraba, cenoura, berinjela, batata, pepino, tomate e várias folhosas á exemplo da alface, couve e cheiro verde, no modelo tradicional.
Na produção da Cootaquara 30%, hortaliças e frutas são comercializadas no Programa Nacional de alimentação escolar (PNAE) e Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). A caravana também foi acompanhada pela equipe da Emater/DF, momento em que os técnicos da Emater e Cootaquara apresentaram o Programa específico do Governo do Distrito Federal, PAPA/DF-Programa de Aquisição da Produção da Agricultura Familiar- que viabiliza a compra direta pelo GDF de alimentos e produtos artesanais de pequenos produtores rurais e organizações sociais do setor agrícola. O programa dá mais segurança ao pequeno agricultor, com a garantia de mercado para os produtos e a possibilidade de geração de empregos na propriedade e renda para a família.
À noite a delegação foi recebida pelo Secretário Nacional de Irrigação do Ministério da Integração, Ricardo Santa Rita. Momento durante o encontro que o secretário entregou cópia do termo aditivo da Barragem do Bálsamo, firmando compromisso do Governo Federal com os projetos de aproveitamento hidroagrícola e irrigação e inclusão produtiva dos agricultores brasileiros, principalmente aqueles que vivem no semiárido, e muito particularmente os de Alagoas, que estão nas áreas por onde passa o Canal do Sertão, Barragem da Bananeira, Bacia do Rio Paraíba, Bacia do Rio Mundaú, Bacia do São Francisco e Barragem do Bálsamo, que volta agora ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). “A integração do governo federal através da Secretário Nacional de Irrigação e Ministério da Integração com o Governo de Alagoas, viabilizou a liberação de recursos para os projetos e programas de irrigação, barragem e Canal do Sertão. Na questão do Bálsamo, tanto a prestação de conta, empenho dos últimos recursos e efetivação do novo aditivo só foi possível porque nos últimos 12 meses, quase que quinzenalmente, o presidente da Carpil, Luciano Monteiro vinha à Brasília e junto com os técnicos da Senir e Seinfra, realizamos as adequações solicitadas para alcançarmos a retomada do projeto de aproveitamento hidro agrícola da Barragem do Bálsamo. A determinação do governador Renan Filho e ação parlamentar do deputado federal Givaldo Carimbão foram fatores importantíssimos para que tudo fosse concretizado”, explicou Ricardo Santa Rita.
A caravana passa na manhã deste sábado (04), pelo estado de São Paulo. Um dos trajetos mais aguardados da viagem é a chegada à Cascavel (PR,) que provavelmente deve acontecer no domingo, dependendo das condições meteorológicas durante o percurso.