Prefeitura cria academia popular para o povo do Pilar.
Com o objetivo de incentivar a prática de exercícios para promoção da Saúde e a inclusão social, a prefeitura de Pilar, por meio da Secretária de Assistência Social, em parceria com a Secretaria de Esporte do município, ofereceu, na noite desta segunda-feira (16), a primeira aula de dança voltada para as famílias cadastradas no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), unidade de atenção social básica. A atividade ocorreu no Ginásio da Chã do Pilar e contou a participação de muitas pessoas.
De acordo com a diretora de Assistência Social do município, Mônica Santos, as aulas de dança ofertadas pelas prefeitura fazem parte das ações do CRAS, que incluem também outras atividades. “Essa atividade não envolve somente a dança, há também o trabalho socioeducativo, já que estas famílias são acompanhadas por uma equipe técnica composta por psicólogos e asssistentes sociais”, disse.
Ainda conforme Mônica, as aulas serão ofertadas nas segundas-feiras e nas quartas-feiras das 20h às 21h para pessoas de todas as idades. “Nessa primeira aula, quem foi pôde aproveitar as aulas de Hip Hop e Fit Dance, porque nosso objetivo é incentivar a promoção da saúde a jovens e adultos, a todos, e ir além, trazendo para mais perto da gente estas famílias, ressaltou a diretora. CRAS O CRAS é o sistema governamental responsável pela organização e oferta de serviços da Proteção Social Básica nas áreas de vulnerabilidade e risco social.
O principal ação ofertada pela unidade é o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif). Dentre os objetivos dessa atividade estão: a prevenção da ruptura dos vínculos familiares e comunitários, a promoção de ganhos sociais e materiais das famílias e o acesso a benefícios, programas de transferência de renda e serviços socioassistenciais. As ações são todas implementadas por meio de trabalho de assistência social.