PSDB vai enfrentar PMDB na disputa da presidência da UVEAL
A executiva estadual do PSDB de Alagoas apoia a iniciativa de um grupo de vereadores tucanos que pretende discutir a eleição para a União dos Vereadores de Alagoas (UVEAL).
Segundo o secretário geral, Claudionor Araújo, o partido elegeu 78 vereadores em 2016 e tem densidade política para participar efetivamente desse processo, inclusive podendo lançar chapa própria. “Reconhecemos a importância da UVEAL como mais uma entidade representativa para o debate político em nosso estado”, diz o dirigente tucano.
O PSDB elegeu vereadores em todas as regiões do estado e em Maceió tem uma bancada forte de cinco representantes e a presidência do legislativo. “Não há como ficarmos à margem desse processo”, enfatiza Claudionor. “Tenho conversado com vários deles [vereadores tucanos] e devemos nos reunir para adotarmos uma posição”, acrescenta, afirmando que também está aberto para conversar com outros partidos e formar uma aliança que venha a fortalecer a causa dos vereadores alagoanos.
Para Claudionor, o PSDB está discutindo a melhor forma de participar e contribuir para ampliar esse debate, mas já avisa que se a decisão for pela disputa da presidência da entidade, o seu partido tem “excelentes nomes”. “Por ora, estamos conversando, nos reunindo, ouvindo”, esclarece.
Em 2016, os tucanos elegeram prefeitos de 18 cidades, entre elas Maceió e Arapiraca, seis vice-prefeitos e 78 vereadores, e estão administrando, desde primeiro de janeiro deste ano, 47% da população alagoana. No momento o PMDB entrou na luta com três candidatos: vereador Edinho de Coruripe aliado do ministro Marx Beltrão; o vereador Anizão, do PMDB que foi o primeiro a se lançar candidato a presidência da Uveal e o neófito Renildo Calheiros, também vereador de Murici eleito pela primeira vez entrou no páreo por sugestão do atual presidente da Uveal, Hugo Wanderley.