Feriados devem gerar prejuízos ao comércio em Alagoas
Sem contar os feriados estaduais e municipais, o ano de 2017 terá dez feriados prolongados, ou pontos facultativos. Ao observar o calendário, o presidente da Aliança Comercial de Maceió, Guido Santos Júnior, disse que o comércio varejista da capital teme os prejuízos que esses feriados vão provocar. “É ruim quando os feriados caem durante a semana, principalmente em dias de terça e quinta-feiras”, disse.
Nesses casos, o fluxo de consumidores diminui drasticamente. O empresário cita como exemplo esta semana, a primeira semana útil do ano. “O movimento está fraco porque muita gente prolongou o descanso pós-reveillon”, explica Guido Santos. Quando isso acontece, o movimento no comércio cai expressivamente.
Em relação aos feriados de 2017, ele cita a quarta-feira de Cinzas, que este ano será no dia 1º de março. Ou seja, o mês começa com uma semana pela metade, observa o presidente da Aliança Comercial.
O carnaval este ano tende a diminuir o fluxo no comércio por pelo menos uma semana, já que a folia começa já na sexta-feira, 24 de fevereiro, prosseguindo no sábado, 25, domingo, 26, segunda, 27, chegando ao auge na terça, 28. O expediente recomeça na quarta-feira, 1º de março, mas poucos consumidores se dispõem a ir às compras, ressalta Guido Santos.