Governo vai construir poços para tirar Palmeira dos Índios do colapso hídrico
O governador Renan Filho (PMDB) e o prefeito de Palmeira dos Índios, se reuniram no Palácio República dos Palmares na manhã desta quarta-feira (04).
Renan garantiu que o governo fará, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) e da Defesa Civil do Estado, a construção de poços artesianos e abastecimento de residências com caminhões-pipa. O encontro contou com a presença do prefeito Júlio César, do secretário Alexandre Ayres e do deputado estadual Edval Gaia (PSDB).
De acordo com a assessoria da Semarh, serão construídos 5 poços artesianos próximos à estação da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), com o objetivo de contribuir para a ampliação do abastecimento de água na região urbana. Em parceria com a Defesa Civil, água em caminhões-pipa também será levada às residências com dificuldades de obter água.
De acordo com o prefeito Júlio César, a barragem da carangueja é responsável pelo abastecimento de 70% do município, mas hoje está completamente seca devido aos 6 anos de estiagem. Ele classificou a situação como um “colapso”.
A barragem da Carangueja, que abastece o município, secou e funciona com volume morto pela primeira vez desde a sua construção, há mais de 40 anos, e não abastece mais a zona rural. Além disso, a gerência disse que a gestão municipal anterior deixou um débito de R$ 700 mil com a Companhia.
Reunião
Na próxima semana, Palmeira vai sediar uma grande reunião emergencial para buscar alternativas para solucionar a grave crise hídrica enfrentada pelo município palmeirense.
A reunião emergencial para resolver a crise hídrica acontecerá dia 12 de dezembro, na sede da prefeitura. O encontro contará com representantes do Governo do Estado, Bancada Federal e Estadual, Senadores e Exército.