Rodeio e vaquejada são manifestações culturais de Alagoas
O projeto de lei sancionado pelo governador Renan Filho de que rodeio e a vaquejada são consideradas manifestações culturais foi publicada no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (22). O foi aprovado pela Assembleia Legislativa no mês passado. Além dessas modalidades, a lei define outros tipos atividades culturais como modalidades; são elas: Adestramento, Atrelagem, Concurso Completo de Equitação, Enduro, Hipismo Rural, Salto e Volteio; Apartação, Time de Curral, Trabalho de Gado, Trabalho de Mangueira; Provas de Laço.
Provas de Velocidade: Cinco Tambores, Maneabilidade e Velocidade, Seis Balizas e Três Tambores; Argolinha, Cavalgada, Cavalhada e Concurso de Marcha; Julgamento de Morfologia; Corrida; Campereada, Doma de Ouro e Freio de Ouro; Paleteada e Vaquejada; Provas de Rodeio; Rédeas; Polo Equestre; e Paraequestre.
A lei diz ainda que é necessário regulamentar as práticas, por suas respectivas associações e entidades legais, onde se deve assegurar o bem-estar dos animais e punir os casos de maus-tratos ou os descumprimentos as regulamentações.