Prefeito, vice-prefeito e 11 vereadores são diplomados em Igaci
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) realizou nesta sexta-feira (16), a cerimônia de diplomação do prefeito, vice-prefeito e vereadores eleitos no pleito municipal 2016, em Igaci. O evento aconteceu no fórum judiciário da cidade.
Foram diplomados 11 vereadores, o prefeito e vice reeleito, Oliveiro Torres e Ronaldo Cavalcante.
Oliveiro Torres disse na ocasião, que conta com o apoio dos vereadores para continuar investindo nas áreas de infra-estrutura, saúde e educação.
De acordo com o TRE, a diplomação é o ato pelo qual a Justiça Eleitoral atesta que o candidato foi efetivamente eleito pelo povo e, por isso, está apto a tomar posse no cargo. A cerimônia acontece após terminado o pleito, apurados os votos e passado o prazo de questionamento da validade das candidaturas.
Confira fotos:
Acusações infundadas
Ainda sobre o município de Igaci, o candidato derrotado nas últimas eleições para prefeito, Petrúcio Barbosa (PP) e seu vice, do mesmo partido, Alberes Cândido, ajuizaram uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral contra a chapa encabeçada por Oliveiro Piancó (PMDB).
Segundo a acusação de Barbosa, o prefeito reeleito teria incorrido em prática de abuso de poder com uso da máquina pública e por compra de votos no município de Igaci, o que é contestado por diversos munícipes. Petrúcio insiste para que o prefeito Oliveiro Torres Piancó possa responder pelo suposto crime eleitoral e perder o mandato que lhe foi outorgado e no qual foi diplomado nesta sexta-feira (16).
O prefeito Oliveiro afirma categoricamente que as denúncias não procedem e que quanto a isso está muito tranquilo, bem amparado e sustentado administrativa e juridicamente.
Com uma diferença de 1.165 votos, Dr. Oliveiro, se manteve no favoritismo chegando a ganhar em quase todas as urnas, o equivalente a 54,07% dos votos válidos, vindo a derrotar o pecuarista Petrúcio Barbosa.
Oliveiro trouxe como marca para a sua campanha o slogam “Quem Muito Faz, Vai Fazer Muito Mais”. O eleitor entendeu a mensagem e consagrou Oliveiro novamente prefeito.
Altos e baixos marcam a carreira política do pecuarista Petrúcio Barbosa.
Depois de ser eleito prefeito duas vezes seguidas em 2000 e 2004, Barbosa não podendo na eleição seguinte concorrer ao cargo naquele município, ali lançou e bancou a candidatura de um sobrinho: Antônio Eduardo Barbosa, alcançando vitória em 2008.
Não querendo ficar à margem do poder, Barbosa foi então lançar a sorte em Palmeira dos Índios, candidatando-se a prefeito em 2012, mesmo sabendo está inelegível. A partir dali tinha início uma série de derrotas, seja nos Tribunais, seja nas urnas.
Fonte: Assessoria