Renan Filho na reforma do secretariado vai mexer no segundo escalão
O governador Renan Filho não fará apenas uma reforma no secretariado. Segundo fonte palaciana será uma grande reforma administrativa para melhorar a eficiência na gestão. Órgãos da administração indireta deverão ser fundidos para enxugar a máquina pública e gastar menos com estrutura de governo e com resultado para a sociedade. Renan Filho deverá anunciar essas mudanças e melhorias até o final do ano, principalmente no segundo escalão.
O governador alagoano estará hoje, em Brasília, para confirmar os mais de 200 milhões da repatriação, a venda da Eletrobrás e do Produban, que darão um caixa de R$ 1,3 bilhão. Com o dinheiro em caixa em 2017, garante o governador, será o ano da transformação, com a execução de grandes projetos estruturantes e garantia de programas sociais. Dois eficientes secretários vão permanecer: George Santoro (Fazenda) e Álvaro Vasconcelos (Agricultura).
A Secretaria de Agricultura tem despertado interesses do deputado estadual Antonio Albuquerque, que gostaria de indicar o seu filho, Arthur Albuquerque, derrotado na eleição de prefeito em Limoeiro de Anadia. O prefeito palmeirense, James Ribeiro, também se mostrou interessado em assumir. Renan só tem elogios para o pecuarista Álvaro Vasconcelos, que alavancou o setor de agronegócio e investiu bastante com recursos carentes, numa parceria com setor privado no plantio de milho e soja. Além de ter colaborado para voltar a funcionar a usina Uruba, a única fechada no Nordeste, que reabriu no sistema de cooperativa com absoluto sucesso, indo para a sua segunda moagem.