Edição de Saurê Palmares reforça cultura afro em Maceió
A edição deste ano do Saurê Palmares, evento comemorativo ao mês da Consciência Negra, deve envolver diretamente mais de mil artista em sua programação, durante três dias.
As ações têm início a partir desta quarta-feira, 16 de novembro, com o “Cenafro”, palestras de afroempreendedorismo que envolve moda, gastronomia, teatro, música, entre outros temas, no Centro Cultural Arte Pajuçara. O ponto alto do movimento acontece na sexta-feira, 18, com shows artísticos dos seis grupos convocados em processo de seleção pela Prefeitura de Maceió por meio da Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac), além de mais de 30 grupos de cultura popular convidados.
As apresentações artísticas dos seis grupos vão acontecer em palco montado exclusivamente para o evento, na praça Deodoro, no Centro de Maceió. Os selecionados foram o Afroafoxé; Afro Mandela; Afoxé Odo Iyá; Orquestra de Tambores de Alagoas; Luiz de Assis e o artista performático mineiro Babilak Bah. Os shows se iniciam a partir das 16h da próxima sexta-feira. Os contemplados pela Fmac foram escolhidos por técnicos do segmento e tiveram que cumprir as exigências do processo seletivo, que incluiu currículo, comprovação de atuação na área através de material veiculado na imprensa (clipagem) e comprovantes de cachê emitidos nos últimos 180 dias para apresentações similares já realizadas.
Os recursos para esta programação do evento são provenientes de emenda parlamentar do deputado federal Paulão apresentada ao Ministério da Cultura para o projeto “Ações Culturais Para a Cidade de Maceió”. Na sexta-feira, a programação também envolve “A Rota do Saurê”, ocasião em que mais de 30 grupos de cultura popular se revezarão em apresentações simultâneas em 15 tablados montados na área central da cidade.
De acordo com os organizadores, os grupos também farão o encerramento na praça Deodoro, após saírem de três locais determinados. Afoxé Povo de Exu, Boi Águia de Ouro, Maracatu do Grupo de Folguedos e Danças Prof. Pedro Teixeira e Maculelê Yá Capoeira estão entre as atrações populares.
Na parte de debates haverá o Cenafro e o N´Goma, este último seminário e mostra de percussão que inclui, entre outras atividades, oficina “Ritmo, Corpo e Palavra”, no dia 17 e debate com tema “A percussão e o desenvolvimento sociocultural e educativo em Alagoas”, no dia 18. O Saurê Palmares é realizado pela Prefeitura de Maceió, através da Fmac, há quatro anos.