O filé produzido por artesãs das regiões das lagoas Mundaú e Manguaba será apresentado como uma das atrações do artesanato brasileiro na 12ª edição da Feira Internacional das Embaixadas, que acontece neste sábado (12), no Expobrasília, no Parque da Cidade, em Brasília. As peças foram levadas ao evento pelo Instituto do Filé a convite da embaixada da Áustria.
O filé produzido pelas artesãs da região lagunar, obteve o registro de Indicação Geográfica do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), no último mês de agosto, após sete anos de trabalhos em busca do reconhecimento como proteção comercial. O projeto conta com apoio da Prefeitura de Maceió.
Um dos pontos onde as peças produzidas pelas artesãs podem ser encontradas é no bairro do Pontal da Barra, localidade que faz parte do roteiro turístico da capital alagoana. Com características próprias, que incluem vários pontos para a sua fabricação, as peças de filé certificadas também são reconhecidas pelo colorido destacado em produtos de vestimentas e utilitários.
Na 12ª Feira Internacional das Embaixadas, as peças ficarão expostas no estande da Áustria, localizado no setor “continente europeu”. Além de produtos de todas as regiões do mundo, o evento promovido pelas mulheres dos embaixadores contará com gastronomia, exposições culturais e educacionais, música, shows artísticos e de dança, internacionais.