SSP pede ao Ministério da Justiça retorno da Força Nacional
O secretário de Estado de Segurança Pública, coronel Paulo Domingos Lima Júnior, disse ser necessária uma mudança na legislação voltada ao menor infrator, que poderia gerar a redução da violência e da impunidade em Alagoas. O gestor disse, também, que o Estado solicitou a volta da Força Nacional (FN), mas ainda não há previsão porque o Ministério da Justiça pretende reformular a tropa federal com 7 mil homens da reserva.
Segundo ele, o Estado solicitou ao governo federal o retorno da tropa, mas ainda não há previsão porque o Ministério da Justiça trabalha em cima de um projeto que busca transformar os chamados “boinas vermelhas”, ou seja, a Força contará com sete mil homens somente da reserva das polícias, levando em conta a carência no quadro de policiais ativos em todo o país.
De acordo com Lima Júnior, Alagoas vem reduzindo a criminalidade através do trabalho de integração das forças policiais, intensificando prisões e apreensões. Só este ano, 1.541 armas de fogo foram apreendidas, mais de oito mil prisões realizadas e três toneladas de droga recolhidas.
“São números significativos. No caso da droga, por exemplo, Alagoas não é um estado produtor de entorpecente e não tem fronteiras com estados que produzem droga. Temos atuado de forma conjunta, o que já traz resultados bastante significativos”, disse o secretário .
Questionado sobre a recuperação de veículos em casos de furto e roubo, o coronel frisou que 60% deles são recuperados. A preocupação, no entanto, estende-se a roubos de carga, que têm aumentado; porém, ele diz que as Polícias Civil %