Emmanuel Fortes pode reconquistar a cadeira do Pilar na Assembleia Legislativa
A cidade do Pilar na decada de setenta teve o empresário e dentista Rubens Canuto como seu representante no MDB de Ulisses Guimarães na Assembleia legislativa de Alagoas constituindo-se um dos mais atuantes parlamentares de oposição.
Por isso, sempre era lembrado pela imprensa como um dos fortes candidatos ao governo de Alagoas pelo voto direto, na época da ditadura militar. O destino foi cruel com ele, Rubens Canuto empresário bem sucedido no setor sucroaleiro terminou falecido no acidente automobilistico e Alagoas, perdeu assim uma das suas lideranças. Rubens Canuto é pai do atual prefeito do Pilar pelo PMDB, Carlos Alberto Canuto e avô do prefeito eleito Renato Filho (PSDB).
Pilar, poderá ter na eleição de 2018 a chance de reconquistar a cadeira do saudoso Rubens Canuto, onde existe um movimento para convocar o médico psiquiatra Emmanuel Fortes a fim de disputar a vaga de deputado estadual. Ele tem convite de filiação de vários partidos, no entanto, sabe-se da possibilidade dele sair candidato pelo PMDB.
Disposição para o trabalho é o que não falta para o psiquiatra alagoano. Nos últimos anos ele vem acumulando, várias funções. A presidência do Conselho Regional de Medicina Alagoano (Cremal), a vice-presidência do Conselho Federal de Medicina, onde coordena o Departamento de Fiscalização de Medicina e da Câmara Técnica de Medicina do Esporte, são algumas delas.
Além disso, é membro do conselho fiscal da ABP, e ainda atende em consultório privado. Rotina pesada de trabalho, em função dela divide seu tempo entre Brasília e Maceió. A defesa da categoria é a maior bandeira do alagoano que apesar de tantas atribuições não sinaliza o cansaço.
Segundo ele para dar conta de tudo é preciso uma disciplina ferrenha, mas o resultado é compensador. O psiquiatra se considera autodidata e na prática clínica ao longo dos anos de profissão contribuiu muito para a experiência profissional. Apesar de não ter seguido uma vida acadêmica, não que dizer que não se mantenha atualizado.
O grupo do qual faz parte em Maceió, convida frequência profissionais renomados em psiquiatria no país para dar cursos sobre as diversas áreas da especialidade. “Uma forma contínua de atualização”, afirma ele que participa com frequência de congressos e seminários.
Emmanuel Fortes também trabalhou anos como psiquiatra do sistema penitenciário de Alagoas e atendeu em clínicas do Estado. Entre as várias conquistas está a de ter conseguido motivar os colegas médicos a participarem mais do Cremal, a se identificarem com a entidade. “Hoje o Conselho tem representantes em 30% dos municípios alagoanos”, enfatiza. Emmanuel Fortes não cansa de falar que apesar de todas as dificuldades é possível trabalhar com ética e desenvolver a medicina de forma competente.
Na ABP sempre teve uma participação ativa, na atual diretoria é membro do conselho fiscal e demonstra satisfação em fazer parte desta gestão pela característica dinâmica e pelo empenho em defender os psiquiatras, a psiquiatria e o atendimento público de qualidade no país. “A ABP briga pela verdadeira psiquiatria”. Mas o médico polivalente também se dedica com a mesma determinação à família e à música: a seresta sempre tem espaço na agenda e com o apoio da esposa, com quem é casado há mais 36 anos e dos filhos, fundou com os amigos o grupo Pitanguinha.
O psiquiatra se orgulha muito de ser médico, o que considera uma vocação, abraça a medicina como causa e descobriu na psiquiatria a melhor forma de aliviar o sofrimento dos seus pacientes.