Associação homenageia promotor alvo de ataques durante campanha
A Associação do Ministério Público de Alagoas (Ampal) realizou, na manhã desta sexta-feira (04), um ato em solidariedade ao promotor de justiça Luiz Tenório, que sofreu ataques verbais do deputado estadual Olavo Calheiros (PMDB), durante um comício eleitoral em setembro deste ano. A solenidade aconteceu no auditório do Colégio João Paulo, no município de São José da Tapera, e contou com a presença do procurador-geral de Justiça, Sérgio Jucá, além de prefeitos e vereadores da região.
Em seu discurso, Tenório agradeceu o apoio que vem recebendo dos colegas de profissão e da sociedade civil pelo trabalho que desempenha no Ministério Público Estadual (MPE) em Alagoas. “Minha crença essencial é viver bem, fazer o bem e dormir em paz, sabendo que não contribuí com a tristeza e angústia de ninguém”, discursou.
Já Sérgio Jucá afirmou acreditar no trabalho desempenhado pelo promotor, acrescentando que Tenório serve de exemplo para os demais promotores.
“O promotor de Justiça Luiz Tenório é uma referência não só para o Estado de Alagoas, mas também para todo o MP Brasileiro. Trata-se de um profissional exemplar, que nos orgulha por agir em defesa do povo dos municípios que formam as comarcas de São José da Tapera e Santana do Ipanema. Em nome da instituição e em nome de todos os seus colegas, reafirmo o orgulho que tê-lo como um dos mais brilhantes integrantes do nosso Ministério Público”, disse Sérgio Jucá.
A presidente do Ampal, promotora de Justiça Adilza de Freitas, por sua vez, também dispensou total apoio ao promotor. “Os integrantes do MP têm sofrido ataques de todos os lados e de todos os tipos. Não por seus erros, mas, sim, por seus acertos. Ao seu lado, estão todos os seus colegas, todos nós, promotores e procuradores de Justiça”, reforçou a presidente da Ampal.
Também estiveram presentes ao ato os prefeitos dos municípios de São José da Tapera e de Carneiros, bem como os candidatos eleitos de Monteirópolis, Carneiros e Senador Rui Palmeira, todos municípios do Sertão alagoano.
Vereadores de São José da Tapera, Carneiros, Senador Rui Palmeira, Monteirópolis e Olivença também se fizeram presentes, assim como conselheiros tutelares, advogados, professores e servidores públicos destes municípios.
Em discurso durante comício do prefeito e candidato à reeleição em Monteirópolis, Elmo Medeiros (PMDB), Olavo Calheiros acusou o promotor de extorsão, chamando-o de marginal, vigarista, degenerado e aloprado, entre outros adjetivos. Em setembro, a pedido do Ministério Público, o Tribunal de Justiça afastou o gestor do cargo, em virtude de denúncia de improbidade administrativa.