“Chance de acontecer tsunami em Alagoas é remota”, afirma especialista da UnB

Após a tsunami de grandes proporções que abalou o Japão, veio uma onda de medos que deram origem a muitas perguntas sobre as chances reais de Alagoas ser afetada por esta escalada.

Em meio a essa onda de rumores, o Portal Estadão Alagoas, procurou o sismólogo George Sand França, do Observatório Sismológico (SIS) da Universidade de Brasília (UNB) para esclarecer os fatos.

George disse que o Brasil por características específicas têm chances muito remotas de ser afetado por tsunamis de grandes proporções. Ele também afirmou que os tsunamis não passam de alarmes no nordeste e que o boato ocorre há anos. “Por exemplo, na Paraíba, fala-se sobre isso há muito tempo. Isto é por causa de um pesquisador que anunciou essa possibilidade, e hoje outros, acabam por usá-lo como um alarme para todos”, disse ele.

No entanto,  George Sand afirmou que  está excluída a possibilidade de tsunamis de grandes proporções, classificado como muito remota no Brasil pelo especialista.  “Ao que parece, se isso acontecer, a possibilidade de gerar ondas gigantes, ainda é remoto. De qualquer forma, este tipo de alarme é apenas para assustar “, disse ele.

Veja abaixo a resposta do especialista para o Estadão Alagoas.

1

 

 

 

 

 

 

 

 

O que é tsunami?

As tsunamis são ondas gigantes com grande concentração de energia, que podem ocorrer nos oceanos.

Estas ondas gigantes são provocadas por um grande deslocamento de água que ocorre após uma movimentação de placas tectônicas abaixo dos oceanos. Estes terremotos marítimos, conhecidos como maremotos, deslocam uma grande quantidade de energia formando uma ou mais ondas (tsunamis) que podem atingir as costas dos oceanos, podendo provocar catástrofes.

 

Da Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *