Rui e Cícero participam de debate e apresentam propostas aos eleitores de Maceió

Crédito: Gazeta Web
Crédito: Gazeta Web

Os candidatos à prefeito de Maceió participaram do debate da TV Gazeta, afiliada Rede Globo, na noite desta sexta-feira (28), dois dias antes do segundo turno das eleições municipais. O mediador, jornalista Filipe Toledo, apresentou as regras do debate que teve início com o candidato Rui Palmeira (PSDB) questionando, conforme sorteio realizado no estúdio, o candidato Cícero Almeida (PMDB) sobre o tema saneamento básico.

“Nós fizemos uma grande administração, mas fui impedido de fazer a obra do Vale do Reginaldo por divergências entre a prefeitura e o Governo do Estado. Esse foi o motivo de não termos avançado. Mas avançamos na periferia da capital. Agora, nós temos uma parceria com o Estado e com o Governo Federal. Fico satisfeito com o que fiz e tenho certeza que posso fazer muito mais”, respondeu Almeida.

Na réplica, Rui apresentou duas propostas de campanha para o tema. “Com o programa ‘Nova Maceió’, um financiamento com o CAF [Banco de Desenvolvimento da América Latina], vamos levar pavimentação a 600 vias e ampliar a rede de saneamento da cidade. Além do programa ‘De Frente pra Lagoa’, que vai trazer investimento para a na orla lagunar”.

Na tréplica, Cícero Almeida falou sobre os recursos recebidos pela prefeitura e disse que eles não foram utilizados para o saneamento básico da capital. “Recebeu R$ 40 milhões, mas esse dinheiro foi gasto na parte baixa e na região Sul. As empresas não prestaram o serviço correto e foi dinheiro perdido. Não fez o prefeito, não fez o governo”.

Na segunda rodada de perguntas com tema livre, o candidato Cícero Almeida indagou Rui Palmeira se as promessas feitas durante o período de campanha serão cumpridas. “Maceió tem credibilidade. Recursos no BID [Banco Interamericano de Desenvolvimento] e na CAF que irão financiar os dois programas ‘Nova Maceió’ e o ‘De Frente Pra Lagoa’. Vamos investir muito em Maceió. Vamos fazer o maior pacote de investimentos que Maceió já viu. Hoje, Maceió tem credibilidade”, respondeu Rui Palmeira.

Na réplica, Almeida disse que os principais parceiros partidários do candidato Rui Palmeira não enviaram recursos para a capital. Na tréplica, Rui Palmeira emendou que: “No período do Cícero Almeida, que o Brasil crescia tanto, Maceió não cresceu. Ele se baseia em recursos das bancadas. Nós estamos buscando outras alternativas, batemos na porta de instituições que tem interesse em investir em Maceió”.

Em seguida, Rui Palmeira questionou o candidato do PMDB  sobre as propostas para habitação. “Fizemos 5 mil habitações, acabamos com as principais favelas de Maceió. Retiramos 408 famílias que moravam na área das lagoas, construímos o Cidade Sorriso I, cidade Sorriso II. Maceió vai continuar crescendo porque eu tô preparado e gosto de trabalhar”, respondeu Almeida.

Na réplica, Rui apresentou o que já foi realizado na capital alagoana. “A favela de Jaraguá fui eu que tirei. Garantimos 10 mil unidades habitacionais, no período de crise no Brasil. E vamos lutar para construir mais habitações. E as pessoas que vamos retirar da lagoa, nós não vamos jogar em qualquer lugar, vamos deixar no mesmo local e proporcionar emprego e dignidade”.

Segundo bloco

No segundo bloco do debate, os candidatos falaram sobre os temas turismo, segurança, transporte coletivo e combate à corrupção. Cícero Almeida citou os investimentos na rede hoteleira e o incentivo para que os navios de cruzeiros pudessem passar pela capital alagoana, trazendo turistas e renda para Maceió.

“Nós investimos e aumentamos em 60% a rede hoteleira, trouxemos 65 navios que ficaram atracados em Maceió. Investimos e agora nós pretendemos investir mais R$ 100 milhões em infraestrutura turística”, pontuou Almeida.

Já Rui Palmeira citou os esforços para a retirada das línguas sujas da orla de Maceió. Segundo ele, três estações de bombeamento já estão funcionando para evitar que o esgoto seja despejado diretamente no mar. Até o final do ano, serão cinco bombas instaladas na capital. Rui também falou sobre o estímulo à realização de eventos durante a baixa temporada.

“O turismo é uma área muito importante para Maceió. Nossa capital continua com os leitos praticamente lotados. Na baixa temporada, por exemplo, nós estimulamos a realização de eventos, como os esportivos. Estamos fazendo o Centro Pesqueiro de Jaraguá, que será entregue no final do ano, e trabalhando para acabar com as línguas sujas da orla”, afirmou.

Sobre o tema combate à corrupção, Rui Palmeira citou a existência do Portal da Transparência de Maceió, que foi citado pelo Ministério Público Federal (MPF) como o 4º melhor do Brasil.

Já Cícero Almeida disse que, caso eleito, pretende trabalhar com transparência, com responsabilidade. “O combate à corrupção passa pelo bom gerenciamento dos recursos e a aplicação correta deles, a prestação de contas do que se arrecada, passa pelos recursos que são repassados por exemplo ao Instituto de Previdência do Município”, disse.

Sobre transporte coletivo, Rui Palmeira falou sobre a colocação da faixa azul e a licitação dos ônibus. “Hoje são 27 km de faixa azul e a licitação dos ônibus é uma realidade. Nós procuramos o Ministério Público Estadual, o Ministério Público de Contas, o Tribunal de Contas e fizemos uma licitação ‘lícita’. Claro que não está tudo perfeito. Estamos evoluindo, pois nós começamos a recompor o sistema a partir de 2013. Só este ano entrarão em circulação 150 novos ônibus. Também reformamos os terminais, vários deles em parceria”, pontuou.

Cícero Almeida citou que levou para as ruas 37 ônibus que estavam parados dentro de uma das concessionárias. Disse também que disponibilizou os “Geladinhos” para circularem em Maceió. Almeida acusou Rui de ter tirados os coletivos com ar-condicionados das ruas, o que foi rebatido pelo candidato à reeleição, que informou que esses veículos foram retirados em 2011.

Sobre o tema segurança pública, os dois candidatos trocaram farpas a respeito da situação da guarda municipal. Rui disse que quando assumiu encontrou uma guarda desestruturada e que entregou uniformes, novas viaturas e bikes e conseguiu o porte de arma para os profissionais. “A partir do próximo ano, vamos dotar nossos homens com armas”, pontuou. Já Cícero rebateu e disse que deixou a guarda  preparada, citando que pretende ter uma guarda atuante, caso eleito. “Vamos colocar os guardas nas escolas, nos postos de saúde, nos principais pontos turísticos”, falou Almeida.

Terceiro bloco
Por fim, o terceiro e último bloco foi reservado para perguntas entre si, com temas livres, e às considerações finais. O bloco foi marcado pela troca de acusações entre os candidatos. O primeiro a perguntar foi Rui Palmeira, que questionou Cícero Almeira sobre suas propostas para a educação.
Ao responder, Almeida relembrou o período em que geriu a cidade. “A população alagoana e os que trabalharam com a gente sabem dos nossos avanços na educação. Na sua gestão, você deixou 10 mil alunos fora da sala de aula. Na nossa gestão, nós fizemos a maior administração da história de Alagoas. Quero deixar claro que a população pode esperar muito para a educação. Tudo dentro do possível, com as parcerias que temos, com certeza vamos avançar e atingir todas as metas. Vai chegar um prefeito que gosta de trabalhar”, respondeu.
Na réplica, Rui falou sobre os avanços no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). “Quando assumimos a situação era de total abandono. Reformamos mais de 80 escolas e creches, entregamos uniformes e mochilas. Investimos de verdade, mas ainda é preciso avançar muito”, falou. Em seguida, os candidatos seguiram com as trocas de farpas e acusações.
Considerações finais
Nas considerações finais, Cícero Almeida fez diversos agradecimentos e disse que continua contando com o apoio da população e que pediu que os eleitores reflitam entre a verdade e a mentira. “Vamos para a vitória. Conto com vocês”, disse.

Rui Palmeira também fez agradecimentos e destacou que foi prefeito em um período ‘duro’ e que, mesmo assim, foi possível investir na reforma de creches e de escolas e em outras obras. “Agora, com a casa arrumada, muitos outros investimentos virão”, concluiu.

*Com Gazeta Web

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *